- Hélcio Costa
- 12/09/2025
- Deixar Comentário
O deputado federal Marreca Filho (PRD-MA) participou, nesta quarta-feira (10), de uma reunião no Palácio dos Leões, em São Luís, com o governador Carlos Brandão, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, o prefeito de Timbiras, Paulo Vinícius, o secretário municipal Dr. Antônio Borba e membros da equipe de Governo. O encontro definiu importantes conquistas para o município.
Timbiras será contemplada com uma série de benefícios nas áreas de saúde, segurança, infraestrutura e educação, entre eles:
• Ampliação da distribuição de água em caráter de urgência;
• 5 km de pavimentação asfáltica;
• Entrega de uma ambulância nova;
• Uma viatura de polícia;
• Um automóvel para a assistência social;
• Um automóvel para a saúde.
Além disso, foi assegurada a construção de um Centro TEA para crianças com Transtorno do Espectro Autista, a entrega de uma unidade do Procon, pavimentação em bloquetes, implantação de uma escola militar e outros investimentos que vão transformar a realidade do município.
O prefeito Paulo Vinícius e o secretário Antônio Borba destacaram o protagonismo de Marreca Filho na conquista das melhorias:
“ O deputado Marreca tem sido um braço forte nas mudanças sociais que o nosso grupo político tem alcançado nos últimos anos em Timbiras. Na saúde, educação, infraestrutura e articulação política estadual e federal. Temos mais que gratidão a esse cidadão timbirense, que tem honrado nosso povo”, destacou Paulo Vinícius.
Com essa atuação, Marreca Filho reafirma seu compromisso em representar os municípios maranhenses e garantir que as demandas da população se transformem em ações concretas.
- Hélcio Costa
- 11/09/2025
- Deixar Comentário
Durante participação na Caravana Federativa, realizada nesta quinta-feira (11), em São Luís, o senador Weverton Rocha (PDT) reforçou a necessidade de unidade no campo político maranhense e revelou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende intervir pessoalmente para aproximar os grupos ligados ao governador Carlos Brandão (PSB) e ao vice-governador Felipe Camarão (PT).
Weverton relatou ter se reunido com o presidente na véspera, em Brasília, e destacou o recado de Lula. “Ontem eu estive com o presidente Lula no gabinete dele, e ele disse que quer o Maranhão unido. Eu preciso do estado unido para que nós estejamos todos fortalecidos no ano que vem”, afirmou. O senador frisou que a união não deve se restringir ao discurso, mas se concretizar por meio de gestos. “Nós estamos juntos, governador Brandão, aqui está o vice-governador Felipe Camarão. Torço todo dia para que esses dois se entendam, mas eu sempre disse que o Brandão é o líder do processo”, acrescentou.
Em entrevista ao jornalista Rogério Silva, o pedetista detalhou que Lula pretende chamar os dois lados para uma mesa de negociação. “Nos próximos dias ele estará provocando uma reunião dos grupos. Entre o governador Brandão e os representantes do grupo do vice-governador, para que eles possam sentar e tentar construir algum entendimento para que a gente possa marchar unido”, disse.
Segundo Weverton, a expectativa é de que até outubro seja possível reunir todos os líderes em torno de um acordo. “Eu acredito que em outubro a gente vai estar com todos os atores na mesa, os líderes desta situação, para que a gente possa tentar aí começar a construir um entendimento”, concluiu.
Lado a lado
O evento marcou a primeira aparição pública, em meses, de Brandão e Camarão juntos. Participou do evento, ainda, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB).
- Hélcio Costa
- 11/09/2025
- Deixar Comentário
Uma imagem pode traduzir muito mais do que discursos, e a que registrou o encontro entre os Gentils e os Coutinhos revela exatamente isso: união, experiência e compromisso com Caxias.
O prefeito Gentil Neto destacou a importância da parceria com seu vice-prefeito, Dr. Eugênio Coutinho, e com a grande líder política do grupo Dra. Cleide Coutinho, símbolos de força e representatividade.
“Estar ao lado do Dr. Eugênio Coutinho e da Dra. Cleide Coutinho é sempre um aprendizado. A experiência deles, somada à minha vontade de avançar ainda mais, fortalece nosso compromisso com o povo de Caxias. Unidos, seguimos trabalhando por uma cidade melhor e mais justa para todos”, afirmou Gentil Neto.
Isso mostra a grande lealdade entre o grupo, enquanto os coadjuvantes só aparecem em época de campanha, os grandes líderes permanecem firmes e fortes desde o começo.
A imagem é o reflexo da verdadeira liderança: Gentis e Coutinhos caminhando juntos, colocando os interesses do povo acima de qualquer diferença, e reafirmando que o futuro de Caxias se constrói com união e diálogo.
- Hélcio Costa
- 10/09/2025
- Deixar Comentário
Nesta terça-feira (09), a Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, realizou uma cerimônia de assinatura da ordem de serviço que dá início ao projeto de regularização fundiária dos bairros Fomento, São Francisco e São Benedito. A solenidade aconteceu no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agrícola, no bairro São Benedito.
Estiveram presentes o prefeito Chiquinho FC (PT), a vice-prefeita Cinthya Rolim, o deputado estadual Francisco Nagib (PSB) acompanhado da esposa Agnes Oliveira, a coordenadora-geral do programa, Ana Lúcia Santos, o diretor de estratégia e mercado da FADEX, Gregory Michel Matias Gentle, além de membros da Comissão de Regularização Fundiária Urbana (REURB) e a comunidade.
O evento marcou o início de uma nova etapa da política habitacional em Codó. O projeto será executado pela FADEX – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico – com recursos do Governo Federal, por meio do Novo PAC, em parceria com o programa municipal “A Casa é Sua”.
A iniciativa tem o objetivo de beneficiar 2.000 famílias nos três bairros, proporcionando segurança jurídica, valorização patrimonial e dignidade às comunidades envolvidas.
Etapas do processo de regularização – A regularização fundiária é uma política pública essencial que garante não apenas a moradia, mas também o direito legal de propriedade e o aumento do valor de mercado dos imóveis. O processo será conduzido em seis etapas:
1. Diagnóstico preliminar e análise da área;
2. Levantamento topográfico georreferenciado com plantas individuais dos imóveis;
3. Cadastramento social das famílias;
4. Elaboração do projeto urbanístico, social e jurídico;
5. Emissão da Certidão de Regularização Fundiária pelo município;
6. Registro em cartório com emissão da matrícula em nome de cada família.
O projeto terá duração de 12 meses, e todas as etapas serão realizadas gratuitamente. Ao final, cada família receberá o título de propriedade e a matrícula registrada em cartório.
Reconhecimento aos moradores e compromisso da gestão – O prefeito Chiquinho FC ressaltou o impacto da ação para a população de Codó. “A maioria das pessoas em Codó tem sua casa construída em terrenos sem titularidade. Buscamos recursos junto ao Governo Federal para garantir esses títulos e transformar a vida de milhares de famílias codoenses.”, afirmou o prefeito.
A vice-prefeita Cinthya Rolim também destacou o compromisso da atual gestão com a regularização fundiária. “Temos a responsabilidade de cuidar das pessoas. A regularização dos terrenos é um direito dos codoenses. Nosso objetivo é permitir que cada vez mais cidadãos tenham acesso às escrituras de suas casas”, declarou.
A coordenadora do programa, Ana Lúcia Santos, enfatizou que os verdadeiros protagonistas dessa conquista são os próprios moradores, que ao longo dos anos construíram a história dos bairros agora contemplados. Até o momento, mais de 900 escrituras já foram entregues por meio do programa “A Casa é Sua”, e a meta da gestão municipal é entregar 20 mil títulos de propriedade até o final do mandato.
A assinatura da ordem de serviço reforçou a união entre o programa federal “Periferia Viva” e o programa municipal “A Casa é Sua”, beneficiando milhares de famílias no município com moradia digna e segurança jurídica.
- Hélcio Costa
- 09/09/2025
- Deixar Comentário
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta segunda-feira (8), a Operação Segunda Dose, com o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão em investigação que apura falsidade documental e exercício ilegal da medicina no município de Caxias.
As diligências foram realizadas simultaneamente em cinco endereços, incluindo a residência da principal investigada, as instalações da Secretaria Municipal de Proteção Social, comandada por Adriana Raquel Sousa, mãe do prefeito de Caxias Gentil Neto, investigada por supostas irregularidades na área da saúde, bem como em unidades de saúde localizadas nos bairros Salobro, Cohab e UPA.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, foram apreendidos aparelhos celulares e computadores, que serão submetidos à perícia técnica. Também foram localizados e apreendidos uma caixa com medicamentos que seriam destinados ao Fundo Municipal de Saúde e R$ 467.050,00 (quatrocentos e sessenta e sete mil e cinquenta reais), sem que fosse apresentada comprovação lícita de origem. Diante dos achados, a investigação passou a abranger, além dos crimes inicialmente apurados, os delitos de peculato e lavagem de dinheiro.
A Justiça Federal determinou o afastamento cautelar da investigada das funções públicas e da atividade médica.
- Hélcio Costa
- 08/09/2025
- Deixar Comentário
Carlos Brandão
Governador do Maranhão
Há 413 anos, São Luís não foi apenas fundada. Ela foi plantada como semente de liberdade. E o destino se encarregou de simbolizar isso. Afinal, seu aniversário chega logo após o 7 de setembro. Há uma sintonia entre a independência do Brasil e a alma rebelde desta ilha — que nunca se curvou, que sempre lutou, que há quatro séculos escreve sua história com suor, fé e resistência.
Quem é de São Luís sabe do cheiro do mar misturado com o aroma de sua rica culinária. Sabe do som dos tambores, do Bumba Meu Boi, ecoando nas ladeiras de pedras. Sabe da cor do pôr do sol de nosso horizonte único e da energia que vem de nossa gente cheia de vida. Nossa capital é sentimento, é identidade, e nos deixa com muito orgulho de viver aqui.
E é com esse mesmo espírito que, desde 2022, temos trabalhado incansavelmente para que São Luís – sem deixar a preservação de sua história – se torne uma cidade mais moderna, humana e conectada.
Estamos prolongando, em mais 7 km, a urbanização de nossa orla, uma obra estratégica que segue a todo vapor para integrar as praias do Olho d’Água e Araçagi, melhorar a mobilidade e impulsionar o turismo. Será a nova Avenida Litorânea. Na mesma linha, a Avenida Metropolitana avança em seus trechos, com pavimentação, drenagem e modernização viária que vão desafogar o trânsito e impactar a vida de mais de um milhão de pessoas. Também realizamos a recuperação estrutural do Viaduto do Café, no Outeiro da Cruz, que trouxe segurança e fluidez ao trânsito em um dos pontos mais movimentados de São Luís. Fizemos muito mais, como o viaduto da entrada da Litorânea – que ficou conhecido como Bacabeirinha; o novo retorno do Olho D’água; a quarta alça do Viaduto do Jaracaty, na Via Expressa; a requalificação da MA-203, no trecho do Araçagy e tantas outras ações, como a entrega de diversas areninhas e o investimento em saneamento. São obras nas bacias do Anil, Bacanga e São Francisco, com a ampliação da rede de coleta de esgoto e instalação de Estações Elevatórias de Esgoto (EEE).
Mas não paramos nas vias e saneamento. A reforma e ampliação do Hospital Juvêncio Mattos, referência no atendimento materno-infantil (de 0 a 14 anos) no Maranhão, era aguardada há muito tempo. Nossas crianças precisavam desse cuidado. Também seguimos investindo forte na formação de nossos jovens: o Complexo de Ciências da Saúde da Uema será entregue em breve. Investimos na reforma de várias escolas e nosso patrimônio histórico está sendo valorizado.
Um bom exemplo é a Igreja de Santo Antônio, um dos símbolos da fé e da cultura de São Luís, que passou por um meticuloso processo de restauro, preservando sua história e garantindo sua perpetuidade. É a maior reforma já realizada em um complexo religioso no Maranhão. Além disso, estamos entregando o novo Banco de Leite da Maternidade de Alta Complexidade (Macma), garantindo mais acolhimento às mães e aos recém-nascidos. E o que falar do Entreposto Pesqueiro, na área do antigo Mercado do Portinho? Agora, os distribuidores de pescado e marisco de toda a região da Grande São Luís possuem um equipamento moderno, que segue todas as normas de higiene e traz mais comodidade para que a população possa receber pescado de qualidade.
Na Ponta d’Areia estamos construindo um projeto ousado de requalificação da Praça do Sol, que vai devolver esse espaço à população com acessibilidade, segurança e beleza; e já executamos uma requalificação na Lagoa da Jansen.
Nossa capital vai ganhar o Terminal de Passageiros da Baixada e Litoral Ocidental, no Anel Viário – uma obra esperada há muito tempo. As vans de transporte intermunicipal agora terão um ponto operacional para embarque e desembarque de passageiros em direção aos municípios do interior, especialmente para a Baixada.
São Luís segue rebelde, sim – mas rebelde a favor do progresso, do cuidado com as pessoas, e da construção coletiva de um futuro melhor. Esta cidade apaixonante, que completa 413 anos, merece ainda mais. E é isso que estamos fazendo: honrando o passado, trabalhando no presente e construindo o amanhã.
A nossa querida capital, todo o nosso respeito e gratidão!
Parabéns, São Luís!








