- Hélcio Costa
- 30/08/2025
- Deixar Comentário
Em partida realizada neste sábado (30) no Estádio Castelão, o MAC enfrentou o ASA no jogo de ida das quartas de final do Campeonato Brasileiro Série D, e conseguiu a vitória nos acréscimos do segundo tempo: com um gol do artilheiro Clessione. O Maranhão derrotou o time alagoano por 1 a 0 e abriu vantagem. A partida de volta será disputada em Arapiraca.
Com a vitória no Castelão, o Bode tem a vantagem do empate na partida de volta das quartas de final da Série D, enquanto o ASA precisa derrotar o Quadricolor por dois ou mais gols de diferença para garantir a classificação. Caso o time alagoano vença o MAC por um gol de vantagem, a decisão vai para as cobranças de pênaltis.
ASA e Maranhão Atlético voltam a se enfrentar na tarde do próximo sábado (6), a partir das 17h, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca.
Quem passar para as semifinais já está garantido na série C em 2026.
- Hélcio Costa
- 30/08/2025
- Deixar Comentário
O prefeito Eduardo Braide (PSD) autorizou aliados e servidores da sua gestão em São Luís a compartilharem nas redes sociais e grupos de mensagem, esta semana, vídeo apontando para projeto no qual ele renunciará ao mandato para concorrer ao Governo do Estado ano que vem.
A peça política, travestida de manifestação de apoio, tece críticas aos setores do saneamento, saúde e assistência social e diz que ele [Braide] “ainda não disse sim, mas o coração do maranhense já o escolheu”.
Braide, de fato, lidera as pesquisas de intenção de voto, principalmente quando as mesmas focam a região metropolitana de São Luís.
No entanto, levantamento da Econométrica divulgado no dia 19 deste mês (reveja) mostrou que Orleans Brandão (MDB), secretário estadual de Assuntos Municipalistas, reduziu significativamente a vantagem em relação ao prefeito, já aparecendo em condição de empate técnico com o mesmo.
Orleans é pré-candidato com o apoio do Palácio dos Leões; é opção já pública da maioria absoluta da classe política; e vem percorrendo o Maranhão levando o seu nome e o projeto de dar continuidade as ações governamentais e amplia-las em um mandato próprio, caso seja eleito.
Braide percorre caminho inverso.
Não trata do assunto pré-candidatura; evita a classe política; e não se movimenta pelos municípios objetivando ser conhecido além do Estreito dos Mosquitos.
Aliados do prefeito, recentemente, em conversa com o editor do Blog, cravaram que o mesmo aposta em uma desistência de Lahesio Bonfim, pré-candidato do Novo e que pontua com dois dígitos nas pesquisas, para, de fato, lançar o seu nome até o fim do ano.
- Hélcio Costa
- 29/08/2025
- Deixar Comentário
O governador Carlos Brandão (PSB) anunciou, nesta sexta-feira (29), a saída de mais um aliado histórico do ex-governador Flávio Dino (PSB) de sua equipe. Trata-se de Gerson Pinheiro (PCdoB), que comandava a Secretaria de Estado da Igualdade Racial desde 2015, permanecendo no cargo por uma década.
Em seu lugar, assumirá Célia Salazar, que terá a missão de fortalecer as políticas de equidade e de combate ao racismo no Maranhão. A mudança foi comunicada pelo próprio governador em suas redes sociais, onde também agradeceu a Gerson Pinheiro pela “dedicação e relevantes serviços prestados” durante os anos em que esteve à frente da pasta.
A exoneração de Pinheiro reforça o movimento de substituições no primeiro escalão do governo Brandão, que vem reduzindo a presença de nomes ligados ao grupo político de Dino.
- Hélcio Costa
- 28/08/2025
- Deixar Comentário
O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, é aguardado nesta sexta-feira (29) em Timon, em sua primeira visita oficial ao município. Braide, que vem sendo lançado por aliados como pré-candidato ao governo do Maranhão, ainda não declarou publicamente intenção de disputar o cargo, mas aparece bem posicionado nas pesquisas para as eleições do próximo ano.
Um dos sinais de que o gestor da capital maranhense pode realmente entrar na disputa será sua possível participação na primeira reunião do grupo político dos ex-prefeitos Luciano Leitoa, Chico Leitoa e Dinair Veloso, marcada para acontecer na sede do PDT de Timon.
- Hélcio Costa
- 28/08/2025
- Deixar Comentário
A Prefeitura Municipal de Codó segue em ritmo acelerado na construção das 500 casas populares do Residencial Monte Belo, por meio do programa do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida”. A iniciativa tem como objetivo garantir moradia digna para famílias em situação de vulnerabilidade social.
O prefeito Chiquinho FC (PT) realizou uma visita técnica ao canteiro de obras, acompanhado do secretário municipal de Infraestrutura, Márcio Esmero, para fiscalizar o andamento dos trabalhos.
Durante a visita, o gestor anunciou que a obra está sendo executada em tempo recorde, com prazo estimado de 18 meses para a entrega das casas. As moradias serão 100% de propriedade dos beneficiários, sem prestações mensais, nem taxas a serem pagas.
Outro ponto importante anunciado é que, conforme determina o programa, os imóveis só poderão ser vendidos ou transferidos após 10 anos da entrega. Essa medida visa garantir que os beneficiários realmente façam uso da casa como residência principal, evitando práticas de especulação imobiliária.
O empreendimento consiste em unidades habitacionais com 44,34 m², a primeira etapa da construção possui 109.157,24 m² em área total, e contará com a infraestrutura completa de terraplanagem, pavimentação, drenagem, rede de distribuição de água, rede de coleta de esgoto, urbanismo, além do projeto arquitetônico, estrutural, elétrico, hidrossanitário e sistema de combate a incêndio.
O Residencial Monte Belo representa segurança habitacional fortalecendo o compromisso da gestão pública com o desenvolvimento urbano, garantindo moradia digna e melhoria da qualidade de vida da população codoense.
- Hélcio Costa
- 27/08/2025
- Deixar Comentário
O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou que o interrogatório dos deputados maranhenses Josimar de Maranhãozinho e Pastor Gildenemyr irá acontecer nesta semana, mais precisamente na quinta-feira (28).
Os dois parlamentares do Maranhão, ao lado do deputado Bosco Costa (PL-SE) estão sendo acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de cobrar 25% de propina sobre as emendas destinadas ao município de São José de Ribamar, na região metropolitana de São Luís (MA).
A Primeira Turma do Supremo tornou os três deputados réus pelo crime de corrupção pelo uso indevido de emendas parlamentares, em março deste ano. As defesas dos parlamentares negam irregularidades no direcionamento dos recursos e pedem que o processo seja extinto por falta de provas.
Vale lembrar que neste mês de agosto o ex-prefeito de São José do Ribamar (MA), Eudes Sampaio, confirmou em audiência no STF ter sido procurado por um agiota, no caso Pacovan, em busca de pagamentos pela liberação de recursos federais para a área de saúde do município.
Foi justamente uma denúncia feita por Eudes Sampaio, ainda em 2020, que iniciou a investigação da Polícia Federal (PF), que concluiu pela cobrança de propina pelos parlamentares do PL em troca da liberação de emendas parlamentares.








