Sopão da Cidadania: mais sabor, solidariedade e segurança alimentar em Codó

Em Codó, a ação Sopão da Cidadania vem fazendo a diferença e aquecendo corações e estômagos com muito mais do que uma refeição. O projeto, que une sabor, solidariedade, saúde e segurança alimentar, garante que famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso a um alimento nutritivo, preparado com carinho e qualidade.

Além de oferecer uma refeição quentinha e saborosa, a iniciativa reforça a importância de cuidar da população mais carente, levando acolhimento e dignidade a quem precisa. Cada prato servido representa um gesto de empatia, fortalecendo laços comunitários e promovendo uma rede de apoio que transforma vidas.

O Sopão da Cidadania é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, em parceria com a Primeira-Dama do município, Teresinha Buzar, que iniciou suas atividades no mês passado. No entanto, a idealizadora do projeto, a primeira-dama Teresinha Buzar, desenvolve esse projeto há 34 anos. Agora, o projeto ganha força com o total apoio do prefeito Chiquinho FC, ampliando o alcance das famílias atendidas e dando continuidade a prática da solidariedade e a promoção da segurança alimentar às pessoas carentes.

“É um projeto muito nobre e essencial para a nossa população mais carente, uma ação que é desenvolvida por Dona Teresinha Buzar há 34 anos. E agora, como primeira-dama de nossa cidade e com o apoio do nosso prefeito Chiquinho FC, esse projeto ganha uma grande amplitude, garantindo segurança alimentar, mais saúde, dignidade levando o amor ao próximo. Parabéns a todos que fazem parte deste lindo projeto. é a certeza de que, juntos, é possível combater a fome e semear esperança no dia a dia de Codó”, destacou a Diretora do Sopão da Cidadania, Rejane Lisbino.

A deputada federal e ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney, anunciou nesta quinta-feira (14) nas redes sociais que foi diagnosticada novamente com câncer de mama. A descoberta ocorreu durante um check-up de rotina, e a parlamentar informou que passará por cirurgia nos próximos dias e seguirá o tratamento.

“A vida nos traz surpresas que precisamos enfrentar. Conto com a oração de todos vocês e tenho certeza que vamos vencer essa luta”, afirmou.

A questão de saúde de Roseana já foi um grande luta na vida da deputada. Em 1998, durante a campanha para reeleição ao governo, ela foi diagnosticada com um câncer e submetida a quatro cirurgias: remoção de um nódulo no pulmão, retirada de tumor na mama, remoção do útero e retirada de nódulos intestinais.

Já em 2002, Roseana foi novamente diagnosticada com câncer nos seios e passou por cirurgia para retirada de nódulos em ambas as mamas. Até 2016, acumulava 23 cirurgias ao longo de sua vida.

O governador Carlos Brandão encaminhou ofício ao procurador-geral de Justiça, Danilo José de Castro Ferreira, solicitando a apuração de denúncia feita pela advogada Clara Alcântara Botelho Machado, que aponta possíveis irregularidades no processo de aposentadoria e preenchimento de vagas no Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA).

A denúncia que foi protocolada por ela na Ação no Supremo Tribunal Federal foi encaminhada pelo relator, ministro Flávio Dino, à Polícia Federal. Agora, Brandão também pede a investigação do caso.

A advogada sustentava que as aposentadorias dos conselheiros Washington Luís Oliveira e Álvaro Ferreira foram antecipadas ilegalmente, além de argumentar sobre a possibilidade de aposentadoria antecipada do conselheiro João Jorge Jinkings Pavão.

No ofício ao MP, Brandão pediu que a denunciante seja intimada a apresentar formalmente todos os elementos que sustentam suas alegações, incluindo documentos, testemunhas e demais provas.

O governador também pede que o MP avalie a possibilidade de investigar eventual crime de denunciação caluniosa, caso se comprove que as acusações são infundadas e feitas com consciência de sua falsidade ou por negligência grave.

Na cidade de Afonso Cunha, um caso grave que teria ocorrido dentro da Câmara Municipal. O vice-prefeito da cidade, Floriano Pereira da Costa (PDT), foi acusado de tentativa de estupro, agressão física e assédio sexual contra a presidente da Câmara Municipal, vereadora Júlia Rodrigues (PL).

A irmã da presidente da Câmara gravou vídeo falando do caso e depois a própria vereadora confirmou. Na manhã desta terça-feira (12), o vice-prefeito teria tentado atacar a vereadora que reagiu e gritou, momento em que, de acordo com a irmã dela, Francisca Maria, o vice-prefeito a teria agredido com tapas no rosto. A irmã de Júlia correu gritando pelos corredores: “Estuprador, Floriano estuprador. Floriano vagabundo”.

Ainda segundo a denúncia, Floriano já teria feito “brincadeiras estranhas” em outras ocasiões e a assediando indicando que ela teria “benefícios” na administração.

Júlia foi a vereadora mais votada do município e integra a base de apoio do prefeito Pedro Medeiros (PL).

Circula nos bastidores políticos a informação de que uma influente família do Maranhão estaria cobrando uma dívida milionária de um grupo de jovens políticos ligados ao governo do Piauí. Segundo apuração do blog, essa dívida teria sido contraída para investimentos em período eleitoral.

Fontes afirmam que o valor ultrapassa R$ 50 milhões. Ainda não está claro se o montante foi destinado às eleições de 2022 ou se tem relação com o pleito de 2024. O certo é que, de acordo com aliados próximos, os maranhenses estariam pressionando para que a dívida seja quitada o quanto antes, o que tem gerado desconforto e apreensão no meio político.

Publicidade

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Posto Priscila: Km17, BR 316, Codó-MA
Publicidade
Publicidade
Posto Priscila: abastecimento com excelência