- Hélcio Costa
- 05/05/2026
- Deixar Comentário
A Justiça Eleitoral da 82ª Zona de Estreito (MA) determinou a cassação dos diplomas do prefeito Léo Cunha (Leoarren Túlio de Sousa Cunha) e da vice-prefeita Irenilde Ribeiro da Silva por abuso de poder político e econômico nas eleições municipais de 2024.
A decisão, assinada pelo juiz eleitoral Bruno Nayro de Andrade Miranda, julgou parcialmente procedente uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), apontando que houve comprometimento da igualdade de oportunidades entre os candidatos e da legitimidade do pleito. Houve episódios da entrega da ambulância, da distribuição de brindes (camisas e pulseiras) e do comício em data proibida.
De acordo com a sentença, ficou reconhecida a prática de abuso de poder político e econômico por parte dos investigados, o que levou à cassação dos diplomas e, consequentemente, dos registros de candidatura de ambos.
Além disso, o magistrado declarou a inelegibilidade do prefeito Léo Cunha por um período de oito anos, contados a partir das eleições de 2024. Já a vice-prefeita não foi considerada inelegível, decisão fundamentada na ausência de elementos suficientes que justificassem a aplicação da mesma penalidade.
A sentença também determinou que o Ministério Público Eleitoral seja comunicado para avaliar a possível ocorrência de atos de improbidade administrativa ou crimes relacionados aos fatos apurados.
Apesar da cassação, a realização de novas eleições no município de Estreito dependerá de decisão definitiva da Justiça Eleitoral em instância superior, caso a sentença seja mantida após eventuais recursos.
O prazo para interposição de recurso é de três dias.
A decisão reforça o entendimento da Justiça Eleitoral quanto à gravidade de práticas que possam interferir na lisura do processo eleitoral e na igualdade de disputa entre candidatos.
- Hélcio Costa
- 04/05/2026
- Deixar Comentário
A urna eletrônica completa 30 anos em maio. Para marcar a data, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza, no dia 4 de maio, às 14h30, evento aberto ao público. A abertura será conduzida pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia. A iniciativa busca ampliar o diálogo com a sociedade e reforçar a confiança nas eleições. As inscrições são limitadas e podem ser feitas no site do Tribunal.
No caso dos profissionais de imprensa, o credenciamento, por meio de formulário específico, deve ser feito até as 12h do dia 4 de maio.
Desenvolvida pela Justiça Eleitoral e utilizada pela primeira vez em 1996, a urna eletrônica reduziu riscos de fraude e ampliou a segurança e a confiabilidade das eleições brasileiras, consolidando-se como símbolo do sistema democrático.
Ao longo de três décadas, o equipamento se firmou como instrumento essencial para garantir rapidez na apuração e segurança no processo eleitoral, com base em constante aprimoramento tecnológico e rigorosos procedimentos de auditoria.
Programação
Uma surpresa especial será apresentada ao público, com o objetivo de tornar os temas eleitorais mais acessíveis, lúdicos e criativos. A iniciativa busca combater a desinformação e ampliar a compreensão da sociedade sobre o funcionamento das eleições.
Haverá, ainda, o painel “Tudo sobre a Urna Eletrônica”, que abordará o funcionamento e os mecanismos de segurança das urnas eletrônicas. A ideia é comunicar, de forma acessível, temas relacionados à segurança da informação, à integridade do voto e à confiabilidade do sistema eletrônico.
Outro destaque é a exposição “Caminho do Voto”, no foyer do Tribunal, que contará com simulações de votação, totens digitais, quizzes educativos e espaços interativos.
A mostra será itinerante e, após o evento no TSE, deverá percorrer outras instituições, ampliando o acesso à informação sobre o processo eleitoral.
Também estão previstas ações em escolas, com desenvolvimento de materiais didáticos e atividades pedagógicas, com o objetivo de fortalecer a consciência cívica de jovens eleitores e ampliar o conhecimento sobre o sistema eleitoral brasileiro.
Serviço
Comemoração dos 30 anos da urna eletrônica
Data: 4 de maio de 2026
Hora: das 14h30 às 17h
Local: Auditório 1 do edifício-sede do TSE
- Hélcio Costa
- 03/05/2026
- Deixar Comentário
A presidente estadual do PT no Maranhão, Patrícia Carlos, afirmou que a prioridade da sigla no estado é a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo após a direção nacional confirmar o vice-governador Felipe Camarão como pré-candidato ao Governo do Estado em 2026.
A declaração foi feita após a decisão do PT nacional, anunciada em plenária virtual, que consolidou o nome de Camarão como representante do partido na disputa estadual. Em manifestação pública, Patrícia ressaltou que, embora o partido siga a orientação de lançar candidatura própria, a estratégia central permanece alinhada ao projeto nacional.
“O PT é um partido nacional e nossa tática é nacional. Se a decisão é de candidatura própria, seguimos. Mas, como presidente estadual e militante, entendo que o centro da nossa tática é a eleição de Lula”, afirmou.
Ela também destacou que, diante desse cenário, é natural a formação de palanques múltiplos nos estados, especialmente no Nordeste. Patrícia defendeu, ainda, a convergência de apoios locais ao projeto nacional, ao mencionar que deseja o engajamento do pré-candidato Orleans Brandão e do grupo do governador Carlos Brandão na campanha de Lula no Maranhão.
“Essa é a prioridade [reeleição de Lula]. E é natural, nesse sentido, que tenhamos palanques duplos ou até triplos nos estados, sobretudo no nordeste. Eu quero o apoio do Orleans e do palanque do governador ao Lula”, completou.
- Hélcio Costa
- 02/05/2026
- Deixar Comentário
O deputado estadual Francisco Nagib (MDB) participou, neste Dia do Trabalhador, uma ação voltada à qualificação profissional e geração de renda na cidade de Codó. Ao todo, 74 mulheres receberam certificados de conclusão e kits de trabalho após finalizarem cursos nas áreas de manicure, depilação e cabeleireiro, promovidos pelo programa Sou Empreendedor.
A entrega aconteceu no auditório da escola Estevão Ângelo. Sou Empreendor é resultado da parceria entre o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, a Prefeitura Municipal de Codó e a articulação do deputado Nagib.
O ato contou com a presença do prefeito de Codó, Chiquinho FC, o ex-prefeito de Codó, Zito Rolim, e Anges Oliveira, fortalecendo ainda mais o apoio institucional e social à iniciativa.
Participaram ainda representantes importantes, como Maurício Feijó, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, e Ahirton Lopes.
Os cursos foram realizados por meio da Carreta Escola do Senac, uma estrutura itinerante que leva ensino técnico de qualidade a diferentes regiões, ampliando o acesso à capacitação.
Nagib destacou a importância do programa como um instrumento de inclusão financeira, ressaltando que investir na qualificação é investir no desenvolvimento social e econômico do município.
O programa Sou Empreendedor segue como um exemplo de ação que une capacitação, oportunidade e transformação, reafirmando o compromisso com o crescimento de cada empreendedor.
- Hélcio Costa
- 30/04/2026
- Deixar Comentário
Ao anunciar à direção maranhense do PT a decisão do partido de lançar a candidatura do vice-governador, Felipe Camarão, ao Governo do Estado, o presidente nacional da sigla, Edinho Silva, fez questão de salientar que a determinação não representava um rompimento com o governador Carlos Brandão.
Segundo dirigentes locais da sigla, o comunicado sobre a chapa majoritária chegou, também, com a antecipação de uma estratégia para um possível segundo turno: nesse caso, a resolução é para uma composição com o MDB, do pré-candidato Orleans Brandão.
Por conta disso, os petistas que ainda seguem no governo Brandão sequer precisam deixar seus cargos.
- Hélcio Costa
- 29/04/2026
- Deixar Comentário
Estão abertas inscrições para concursos públicos e processos seletivos no Maranhão. As oportunidades abrangem diversas áreas de atuação, e os salários podem chegar a R$ 9 mil, dependendo do nível de qualificação do candidato.
Abertos:
Prefeitura de São José de Ribamar abre vagas para Guarda Municipal, Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate a Endemias, com salários para a área da saúde de até R$ 3,2 mil
Prefeitura de Cajari lança concurso público para os níveis fundamental e médio, com salários de até R$ 4,7 mil
UFMA abre vagas para professor substituto com salários de até R$ 8 mil
SENAI divulga edital com 5 vagas para professores de educação infantil
IFMA de Buriticupu abre processo seletivo para professor substituto com salários que podem chegar a R$ 8 mil
Colégio Universitário da UFMA abre vagas para professor com salários de até R$ 9,2 mil
SENAI abre vagas para assistente técnico na área de edificações com atuação como orçamentista com salários de até R$ 2,8 mil











