- Hélcio Costa
- 02/08/2025
- Deixar Comentário
A influenciadora digital Tainá Sousa foi presa preventivamente nesta sexta-feira (1º) em São Luís, durante desdobramento da “Operação Dinheiro Sujo”, conduzida pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC). Segundo a Polícia Civil do Maranhão, Tainá é apontada como líder de uma organização criminosa envolvida com jogos de azar e lavagem de dinheiro, com foco no “Jogo do Tigrinho”.
A prisão foi decretada após a análise de mensagens encontradas em celulares apreendidos pela polícia, que revelaram um plano para assassinar autoridades públicas e profissionais da imprensa engajados no combate aos jogos ilegais. A influenciadora teria elaborado uma lista com os nomes das supostas vítimas.
Tainá Sousa já possuía antecedentes criminais. Ela é ré em processo por furto em continuidade delitiva após utilizar o cartão de crédito de uma pessoa falecida no dia do óbito para realizar compras online. No caso, ela confessou o crime e firmou acordo de não persecução penal. Também responde a outro inquérito por maus-tratos a animais, após filmar e divulgar nas redes sociais a oferta de bebida alcoólica ao seu cachorro.
- Hélcio Costa
- 31/07/2025
- Deixar Comentário
O advogado e ex-presidente da OAB-MA, Mário Macieira, faleceu nesta quinta-feira (31), aos 54 anos, em São Luís. Ele estava internado em estado grave no UDI Hospital, devido a complicações hepáticas.
Desde 2024, Mário Macieira enfrentava uma grave condição de saúde. Em julho, foi diagnosticado com esteatose hepática metabólica, que evoluiu rapidamente para uma síndrome hepatorrenal, quadro crítico que levou à sua internação. Com o agravamento e episódios de hemorragia, foi transferido em UTI aérea para o Rio de Janeiro, onde passou por tratamento intensivo.
Em 2024 foi submetido a um bem sucedido transplante de fígado. No final do mês de junho de 2025, Mário Macieira passou por nova internação, para tratar de uma infecção, tendo o seu quadro se agravado nos últimos dias.
- Hélcio Costa
- 31/07/2025
- Deixar Comentário
O município de Estreito, localizado na região Sul do Maranhão, já começa a se movimentar para as eleições de 2026, com dois nomes despontando como pré-candidatos a uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado.
De um lado está Amanda Cunha, primeira-dama do município e esposa do atual prefeito, Léo Cunha. Com forte ligação à gestão municipal, Amanda deve contar com o apoio da estrutura da Prefeitura de Estreito para alavancar sua candidatura. Filiada ao Partido Liberal (PL), ela pretende ampliar sua base de apoio político buscando lideranças em toda a região.
Do outro lado surge o empresário Laurindo Freitas, que tentará se eleger pelo Partido Novo. Laurindo tem como estratégia atrair o eleitorado alinhado ao bolsonarismo, especialmente por seu histórico de apoio a Lahesio Bonfim, figura popular entre conservadores no Maranhão.
Com perfis distintos e propostas que devem representar diferentes setores do eleitorado, Amanda Cunha e Laurindo Freitas tendem a polarizar a disputa em Estreito, colocando o município no centro das atenções no cenário político estadual no próximo pleito.
- Hélcio Costa
- 30/07/2025
- Deixar Comentário
A Polícia Civil do Maranhão apreendeu armas de fogo, dinheiro em espécie, aparelhos eletrônicos e artigos de luxo durante a Operação Dinheiro Sujo, deflagrada nesta quarta-feira (30) em São Luís. A ação é parte das investigações que miram um grupo suspeito de promover jogos de azar por meio das redes sociais e de movimentar milhões em um esquema de lavagem de dinheiro.
Além dos R$ 11,4 milhões bloqueados pela Justiça e dos veículos de alto padrão já informados, os policiais recolheram pistolas com carregadores e munições, grande quantidade de cédulas em reais, dólares e outras moedas estrangeiras, celulares, tablets, notebooks, chaves de veículos e bolsas de grife das marcas Christian Dior e Dolce & Gabbana. Parte do material estava na posse de influenciadores digitais investigados por estimular seguidores a apostarem em plataformas caça-níqueis como o jogo “Tigrinho”.
- Hélcio Costa
- 30/07/2025
- Deixar Comentário
Na manhã desta terça-feira (29), a Secretaria Municipal de Agricultura de Timbiras realizou uma importante reunião de alinhamento com os agricultores familiares que fornecem alimentos para a merenda escolar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Segundo Marcondes Oliveira, coordenador dos programas, o encontro ocorre durante o recesso escolar e tem como foco discutir a qualidade dos produtos, renovar contratos e solicitar aditivos contratuais, respeitando o limite de 25% previsto em lei.
Produtores como Seu Domingos, Tuta e Antônio Coutinho destacaram a importância do programa, que garante mercado para seus produtos, pagamentos em dia e estímulo para ampliar a produção. Eles afirmaram que o incentivo recebido nos últimos anos tem sido fundamental para manter a agricultura ativa e crescente, gerando renda e segurança para as famílias do campo.
O secretário de Agricultura, André Rodrigues, ressaltou que o sucesso do programa se deve à credibilidade conquistada junto aos agricultores, fruto do compromisso da gestão municipal com o pagamento em dia e o apoio técnico contínuo. Segundo ele, a meta é aumentar a participação da agricultura familiar no fornecimento da merenda escolar. O prefeito Paulo Vinícius e o ex-prefeito Antônio Borba foram citados como grandes incentivadores da política agrícola local, mostrando que o campo segue como prioridade em Timbiras.
- Hélcio Costa
- 30/07/2025
- Deixar Comentário
A pedido do Ministério Público, a Justiça Eleitoral julgou procedente a Representação Especial por Captação Ilícita de Sufrágio e determinou a cassação do diploma de José Raimundo Amaral de Barros, conhecido como Raimundinho do Cidinho, eleito vereador do município de Cantanhede nas eleições de 2024.
Com a decisão, fundamentada no artigo 41-A da Lei nº 9.504/97 que reconheceu a prática de compra de votos durante o pleito, Raimundinho do Cidinho terá os votos anulados e a Secretaria Judicial deverá realizar o recálculo do quociente eleitoral e partidário, após o trânsito em julgado da sentença.
A Câmara Municipal de Cantanhede será comunicada para tomar as providências cabíveis quanto à substituição da vaga. Além da cassação, José Raimundo Amaral de Barros foi condenado ao pagamento de multa no valor de 25 mil UFIR, a ser convertida em moeda corrente na data do pagamento.
Outro representado no processo, Renildo Ferreira Rocha, também chamado de Ronaldo Colibri, foi condenado ao pagamento de multa no valor de 20 mil UFIR, que também será convertida em reais na data do pagamento.
A Justiça declarou, ainda, a inelegibilidade de ambos os representados, pelo período de oito anos, contados a partir das eleições de 2024. A penalidade tem como base a Lei Complementar nº 64/90, que trata da inelegibilidade por prática de abuso do poder político ou econômico.
O promotor de justiça Marcio Antônio Alves de Oliveira destacou que foi a primeira eleição com Ministério Público Eleitoral após a instalação da zona eleitoral na comarca. A investigação desse caso levou 16 dias, e o MP Eleitoral acompanhou inclusive a prisão em flagrante do então candidato, que ainda poderá responder a Ação Penal.








