Lahesio exalta relação com Imperatriz ao participar da abertura da Expoimp

O pré-candidato do Novo a governador do Maranhão, Lahesio Bonfim, participou da abertura da 55ª Expoimp, em Imperatriz, que começou no sábado (5) com a tradicional cavalgada, e segue até o dia 13 de julho.

Ao lado do pré-candidato a senador César Pires e de lideranças da sigla, foi acolhido com entusiasmo pelo público, tirou fotos e recebeu diversas demonstrações de apoio.

Em entrevista destacou a relação que tem com a cidade, e o fortalecimento da conexão com a população local a partir das eleições de 202

“Imperatriz fez toda a diferença no meu caminhar em 2022”, disse.

 

Na noite desta quinta-feira (10), os vereadores Pacheco (PL), Fernando Henrique (PL), “Dato do Ônibus” (União Brasil), Priscila Veloso (PSD), Dean Guimarães (PSD), Marcos Andrade (PSD), Pastor Ronisteu (PL) e Cabo Rodrigo (PL) declararam, em suas redes sociais, o voto contra o pedido de cassação do mandato do prefeito Toni Cunha (PL), em andamento na Câmara Municipal de Marabá (CMM).

Os parlamentares tomaram como base o parecer emitido pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), nesta segunda-feira (7), onde os auditores de Controle Externo da 7° Controladoria/TCMPA não encontraram nenhuma irregularidade contida na denúncia protocolada na CMM e admitida pela maioria dos vereadores na Sessão Ordinária do dia 10 de junho de 2025.

O prefeito Toni Cunha foi eleito no dia 6 de outubro de 2024 com 69. 999 (51,8%) dos votos válidos e na pesquisa realizada pelo Instituto Ampla Pesquisa (a única empresa que cravou a vitória de Toni em 2024), entre os dias 17 a 19 de junho de 2025, a gestão do político bolsonarista apareceu com 71,3% de aprovação popular em Marabá.

Toni fez questão de repostar a declaração de voto de cada vereador em suas redes sociais e agradeceu aos parlamentares por se colocarem, segundo ele, ao lado da maioria absoluta da população de Marabá. A reportagem do Portal Debate fez contato com alguns vereadores que votaram pela admissibilidade da denúncia e outros votos a favor do arquivamento do pleito deverão ser publicados nos próximos dias.

Para cassar o mandato de Toni Cunha, a Câmara de Marabá precisaria de 14 votos (2/3) dos parlamentares, como são 21 vereadores, 8 votos contrários inviabilizam qualquer tentativa de se retirar o mandato do prefeito que promete modernizar a nossa Terra de Francisco Coelho.

 O delegado Márcio Mendes Silveira, titular do 4º Distrito Policial de Caxias, foi morto a tiros e dois policiais foram baleados durante uma operação deflagrada nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (10). A ocorrência se deu entre os povoados Jenipapeira e Boa Hora, zona rural de Caxias, que fica distante 70 km de Teresina-PI.

O GP1 apurou que a equipe do delegado Márcio Mendes se deslocou do município de Caxias para dar cumprimento de ordem judicial contra um alvo identificado como Leandro da Silva Sousa. Houve troca de tiros e o acusado, utilizando uma espingarda, acabou matando o delegado e ferindo dois agentes, que foram socorridos.

Equipes do GOE e da Força Tática do 11° BPM de Timon estão no apoio, juntamente com o Comando Tático Aéreo (CTA) e policiais do COSAR (Comando de Operações de Sobrevivência em Área Rural).

Em nota, a Associação dos Delegados de Polícia do Maranhão (Adepol-MA) lamentou a morte do delegado Márcio Mendes e desejou força aos familiares e amigos. A Adepol-MA também reforçou que acompanhará de perto as providências para que se haja justiça.

A Semana do Bebê em Codó teve início na segunda (07), com uma solenidade de abertura realizada no auditório da Escola Estevam Ângelo. As atividades estão sendo desenvolvidas de acordo com a programação que se estende até a próxima sexta (11).

Na tarde desta terça (08), foram iniciadas as atividades do segundo dia da programação. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar organizou uma ação de recreação infantil com brinquedos, pula-pula, distribuição de pipoca, atividades lúdicas, pintura facial, desenhos e várias brincadeiras que promoveram lazer, diversão, aprendizado e interação social para as crianças.

A Ação aconteceu no Clube do Juca, bairro Santo Antônio, e contou com a participação da articuladora municipal do Selo UNICEF Zila Moura, de mobilizadores do Selo UNICEF no município, de profissionais da assistência social, de famílias, de gestantes e de crianças, que foram o público-alvo do evento.

O objetivo da ação foi garantir um espaço de interação entre as crianças, por meio de brincadeiras que estimulem o desenvolvimento integral, abrangendo aspectos físicos, cognitivos, emocionais e sociais, de maneira prazerosa e divertida, desenvolvendo a criatividade, a socialização e o aprendizado de forma natural e espontânea.

A Semana do Bebê é uma realização da Secretaria Municipal da Casa Civil, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Codó

 

Neste fim de semana, o pré-candidato a Deputado Estadual **Laurindo Freitas** acompanhou o pré-candidato a Governador do Maranhão, **Dr. Lahesio Bonfim**, em uma visita estratégica à **55ª Expoimp**, em Imperatriz, um dos maiores eventos de agronegócio e economia da região. Juntos, eles reforçaram a importância da feira para impulsionar o desenvolvimento econômico e social do estado.

Durante o passeio pelos estandes, **Laurindo Freitas** destacou o potencial da Expoimp como vitrine para negócios, geração de empregos e atração de investimentos. *”Eventos como este são fundamentais para fortalecer nossa economia, integrando pequenos produtores, empresários e o poder público em prol do crescimento sustentável do Maranhão”*, afirmou.

Já **Dr. Lahesio Bonfim** ressaltou a necessidade de políticas públicas que apoiem o agronegócio e a industrialização, garantindo que a riqueza gerada na região beneficie toda a população. *”O Maranhão tem tudo para ser um celeiro de oportunidades, e a Expoimp prova isso. Nosso compromisso é transformar esse potencial em realidade, com infraestrutura, educação e saúde de qualidade”*, declarou.

A participação dos dois líderes na feira reforça o compromisso da chapa com o progresso do estado, especialmente do interior maranhense, mostrando que a união entre o campo, a indústria e as políticas sociais é o caminho para um **Maranhão mais forte e justo**.

#MaranhãoNoCaminhoCerto #Expoimp2025 #LaurindoFreitas #LahesioGovernador

Líder das oposições coligadas do Maranhão, o deputado estadual Othelino Neto sugeriu, na manhã desta quarta-feira, a possibilidade de diálogo com ex-adversários do grupo comunossocialista para enfrentar o Palácio dos Leões na disputa pelo governo do Estado em 2026.

O parlamentar afirmou que seu grupo político, majoritariamente formado por aliados do ex-governador Flávio Dino — como Rodrigo Lago, Felipe Camarão, Leandro Ney Bello e Carlos Lula — deverá buscar aproximação com o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, no momento oportuno, com foco na sucessão de Carlos Brandão.

“Vamos conversar com o prefeito Eduardo Braide no momento oportuno? Claro. Ele não era do nosso campo em 2022, mas está se insurgindo contra esta forma de governar. Vamos conversar com forças políticas que estão se contrapondo a isso? Claro. Pois vamos precisar de um batalhão”, afirmou o líder oposicionista

Publicidade

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Posto Priscila: Km17, BR 316, Codó-MA
Publicidade
Publicidade
Posto Priscila: abastecimento com excelência