- Hélcio Costa
- 07/07/2025
- Deixar Comentário
O pré-candidato do Novo a governador do Maranhão, Lahesio Bonfim, recebeu recentemente o suplente de deputado estadual César Pires lançado como pré-candidato a senador pelo partido.
No bate-papo, o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes destacou as qualidades de Pires, e a importância dele para o projeto de 2026.
“Eu não tenho dúvidas de que a chegada do César Pires agrega demais ao nosso projeto. É um homem íntegro, um exemplo de boa política no nosso estado. Tem um perfil que casa com o tipo de política que nós defendemos”, destacou.
César Pires foi anunciado como pré-candidato a senador pelo presidente do Novo no Maranhão, Leonardo Arruda, durante entrevista à Mirante News FM.
Além da pré-candidatura, Pires terá a incumbência de trabalhar, ainda, a coordenação de campanha de Lahesio.
- Hélcio Costa
- 07/07/2025
- Deixar Comentário
Em decisão liminar, a Justiça Federal da Bahia negou o pedido da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) para aplicar multa diária de R$ 5 mil à historiadora e artista Tertuliana Lustosa, após uma performance com teor erótico durante um evento acadêmico da instituição, realizado em outubro de 2024, em São Luís.
- Hélcio Costa
- 07/07/2025
- Deixar Comentário
O prefeito Eduardo Braide exonerou Enzo Sarney, filho do ex-deputado federal Edilázio Júnior, do cargo de assessor técnico na Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais de São Luís. A decisão confirma o rompimento político entre Braide e o ex-presidente estadual do PSD.
Edilázio foi responsável por levar Braide ao PSD no fim de 2022, viabilizando sua permanência em um partido com estrutura para a disputa eleitoral de 2024. A filiação teve apoio do então dirigente nacional da sigla, Gilberto Kassab, que confiou ao prefeito a condução do diretório maranhense.
Após perder o comando do partido, Edilázio Júnior aproximou-se da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale. Atualmente, ele ocupa o cargo de diretor na estrutura da Casa e atua no projeto político ligado à pré-candidatura de Orleans Brandão ao governo do Estado.
- Hélcio Costa
- 06/07/2025
- Deixar Comentário
Veja abaixo a relação dos 25 prefeitos que agora fazem parte da base do Governo do Maranhão. Todos declararam apoio ao governador Carlos Brandão (PSB), durante reunião ontem (5) no Palácio dos Leões.
O apoio foi oficializado após a aliança com o deputado federal Aluísio Mendes, presidente estadual do Republicanos. Os prefeitos da sigla receberam a garantia do governo de atender suas demandas.
É mais um forte apoio ao projeto do secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, que será o sucessor do tio governador.
ABAIXO A LISTA:
1 – BARREIRINHAS
(Prefeito Vinicius Vale)
2 – BELÁGUA
(Prefeito Neném Pontes)
3 – BENEDITO LEITE
(Prefeito Rodrigo Coelho)
4 – BURITI
(Prefeito Andre Gaucho)
5 – CAMPESTRE
(Prefeito Fernando Bermuda)
6 – CAPINZAL DO NORTE
(Prefeito Abnadar Portela)
7 – CARUTAPERA
(Prefeito Amin)
8 – CURURUPU
(Prefeito Aldo)
9 – FORTALEZA DOS NOGUEIRAS
(Prefeita Dra. Fernanda)
10 – GOV EUGÊNIO BARROS
(Prefeito Chiquinho do Banco)
11 – ICATU
(Prefeito Walace)
12 – JOSELÂNDIA
(Prefeito Raimundo Zuca)
13 – LAJEADO NOVO
(Prefeito Itaires Tratorzão)
14 – LORETO
(Prefeito Germano Coelho)
15 – POÇÃO DE PEDRAS
(Prefeito Jhulio Sousa)
16 – PRESIDENTE MÉDICI
(Prefeito Dr Caçula Coelho)
17 – RIBAMAR FIQUENE
(Prefeito Cociflan)
18 – SÃO BENEDITO DO RIO PRETO
(Prefeito Wallas Rocha)
19 – SÃO JOÃO BATISTA
(Prefeito Mecinho)
20 – SÃO JOÃO DO PARAÍSO
(Prefeito Marcos Vinicius)
21 – SÃO PEDRO DOS CRENTES
(Prefeito Romulo Arruda)
22 – SENADOR ALEXANDRE COSTA
(Prefeito Dr. Nilo)
23 – TASSO FRAGOSO
(Prefeito Kelson)
24 – TURIAÇU
(Prefeito Edesio Cavalcanti)
25 – URBANO SANTOS
(Prefeito Professor Clemilton Barros
- Hélcio Costa
- 06/07/2025
- Deixar Comentário
Vildimir Ricardo administrou o município em dois mandatos consecutivos: 2017 a 2020 e 2021 a 2024.
Os ex-gestores também estão proibidos de contratar com o Poder Público ou receber benefícios, incentivos fiscais ou creditícios, ainda que por meio de empresas das quais sejam sócios majoritários, pelo prazo de quatro anos.
A decisão, do juiz Humberto Alves Júnior, de junho deste ano, acolhe as solicitações feitas pelo promotor de justiça Claudio Borges dos Santos, em Ação Civil Pública ajuizada em agosto de 2022.
Os pedidos foram motivados por superfaturamento e irregularidades em um processo licitatório para contratação, em 2020, de empresa para perfuração de três poços artesianos nas localidades Alto do Timbira, Povoado Santa Teresa e Povoado Água Bela.
A licitação, no valor de R$ 583.646,32, foi vencida pela empresa Roselia S. da Costa & CIA Ltda.
INCONSISTÊNCIAS
Ao analisar a licitação, a Assessoria Técnica do MPMA constatou diversas irregularidades, incluindo a falta de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do projeto básico, exigência de documentos de habilitação sem fundamento na legislação, inexistência de meios para aquisição a distância do edital, falhas na publicidade, ausência de processo do empenho relativo à formalização do contrato. Também foi observada a inexistência de ato de designação de responsável pela fiscalização dos contratos.
Diante disso, foi concluído que o procedimento licitatório foi realizado de forma irregular, desrespeitando princípios básicos da Administração Pública.
CONDUTAS
Para o MPMA, Vildimir Ricardo foi o responsável não só por processos licitatórios viciados, mas também pela homologação deles.
O ex-presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL) elaborou o edital do processo licitatório, mas a tarefa não está incluída na lista de atividades de membros da comissão de licitação.
Além de elaborar o edital, Evandro Barbosa foi responsável por conduzir todo o certame, mas não deu publicidade a ele. O objetivo foi dar aparência de uma licitação válida.










