- Hélcio Costa
- 09/07/2025
- Deixar Comentário
Em ritmo de pré-campanha ao Governo do Maranhão, o prefeito Eduardo Braide anunciou nesta quarta-feira (9) a entrega para os próximos meses do Terminal da Cidade, espaço para organizar o trânsito de vans e carros pequenos que chegam e saem de São Luís.
O espaço, próximo ao Elevado da Cidade, é historicamente usado para embarque e desembarque de passageiros do interior do estado. A desordem e a insalubridade caracterizavam o local.
Com mais um movimento em direção ao Estreito dos Mosquitos, Braide tenta interiorizar seu nome para uma eventual disputa ao Palácio dos Leões, buscando espaço em territórios consolidados por ações do Governo do Estado.
- Hélcio Costa
- 09/07/2025
- Deixar Comentário
O senador Weverton Rocha teve uma emenda acolhida no relatório final do novo Código Eleitoral, apresentado pelo senador Marcelo Castro (PI), que prevê a cassação do registro, diploma ou mandato de candidatos que cometam abuso de poder político durante o processo eleitoral.
Segundo Weverton, a medida é essencial para coibir práticas antidemocráticas e preservar a integridade do processo eleitoral. “O abuso de poder não deve ser tolerado, pois enfraquece as instituições e compromete a confiança da população em seus líderes”, afirmou.
- Hélcio Costa
- 09/07/2025
- Deixar Comentário
Em meio à crise envolvendo os grupos do governador Carlos Brandão (PSB) e do ministro do STF Flávio Dino, o vice-governador Felipe Camarão (PT) tem atuado para evitar pessimismo nas suas bases.
Por isso, a quem o questiona sobre o assunto, ele garante: será mesmo candidato a governador do Maranhão em 2026, com ou sem o apoio de Brandão.
- Hélcio Costa
- 08/07/2025
- Deixar Comentário
A assistente social Ana Gabriela anunciou a realização da 12ª Conferência Municipal de Assistência Social de Timbiras, marcada para 8 de julho, na Escola Maria de Lourdes. O encontro reunirá trabalhadores do SUAS, beneficiários de programas como Bolsa Família, famílias atendidas pelo CRAS e CREAS, além de toda a comunidade interessada em discutir os avanços e desafios dos 20 anos do Sistema Único de Assistência Social. Durante a conferência, serão elaboradas propostas para a melhoria dos serviços, que poderão ser levadas à conferência estadual e até à nacional, além de eleger os delegados que representarão o município.
Ana Gabriela reforçou que a participação popular é essencial para construir uma política de assistência social mais eficaz e integrada, lembrando que as famílias acompanhadas pela assistência também são as que utilizam serviços de saúde e educação, evidenciando a importância do diálogo entre as políticas públicas. O Conselho Municipal de Assistência Social convida todos os timbirenses a participar do evento, destacando que este é um momento de união para fortalecer direitos e garantir melhores condições de vida para quem mais precisa.
- Hélcio Costa
- 08/07/2025
- Deixar Comentário
A Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal da Casa Civil, Segurança Pública e Desenvolvimento Econômico realizou, nesta segunda-feira (07), a solenidade de abertura da Semana do Bebê no município
O evento aconteceu no auditório da Escola Municipal Estevam Ângelo, com a presença do prefeito Chiquinho FC (PT), do secretário de Saúde Suelson Sales, da secretária de Desenvolvimento Social Rosa Vasconcelos, da diretora de ensino da Educação Infantil Larícia Peixoto, da articuladora municipal do Selo Unicef Zila Moura, de mobilizadores do Selo UNICEF no município, da sociedade civil e da comunidade escolar.
A Semana do Bebê é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e promove a mobilização social focada na primeira infância, com o objetivo de garantir o direito à sobrevivência e desenvolvimento de crianças até os 6 anos de idade. Essa estratégia é implementada em diversos municípios brasileiros e busca tornar a atenção à primeira infância uma prioridade na agenda pública
A ação envolve ações intersetoriais e mobilização social, com atividades lúdicas e participativas que visam promover o desenvolvimento infantil, a conscientização sobre a importância da primeira infância e o fortalecimento de ações relacionadas ao cuidado e a assistência à criança, abrangendo importantes áreas, como educação, saúde, desenvolvimento social e direitos humanos.
Durante o evento de abertura, foi realizada uma roda de conversa através da mesa temática intersetorial, em que representantes das secretarias envolvidas e mobilizadores dialogaram sobre as políticas públicas direcionadas à promoção de cuidados integrais com a saúde, educação e proteção das crianças nos primeiros anos de vida, garantindo sua qualidade de vida e bem-estar.
A cada edição da Semana do Bebê, são discutidos temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, nutrição, parentalidade, gravidez na adolescência, educação infantil de qualidade, formação de vínculo e estimulação do bebê, por meio de palestras, oficinas, atividades lúdicas e culturais.
Com o tema “Cuidar, Brincar e Proteger: A primeira infância em primeiro lugar”, a Semana do Bebê é uma realização da Secretaria Municipal da Casa Civil, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), e acontecerá de 7 a 11 de julho no município.
- Hélcio Costa
- 08/07/2025
- Deixar Comentário
O Maranhão, berço de tradições ribeirinhas e cultura pesqueira centenária, tornou-se sinônimo de um dos maiores escândalos de corrupção social do país. No epicentro da fraude, o seguro-defeso — benefício pago a pescadores artesanais durante o período de reprodução dos peixes — foi sequestrado por um esquema que mistura crime organizado, manipulação eleitoral e cooptação de estruturas públicas. E no interior do estado, a cidade de Axixá se tornou o retrato mais desavergonhado dessa engrenagem criminosa.
Com mais de 590 mil pescadores registrados, o Maranhão detém um terço dos cadastros nacionais, mesmo figurando apenas na sexta posição na produção de pescado no Brasil. A matemática não fecha — e a corrupção escancara: seriam quase mil pescadores por embarcação, uma aberração estatística que transforma barcos em arcas de laranjas e o Estado em cúmplice silencioso de uma máquina de fraudes.
Axixá: voto trocado por rede e anzol
No bojo da Ação de Investigação Judicial Eleitoral, protocolada pela Coligação “Axixá Não Pode Parar”, veio à tona a denúncia de uso sistemático do seguro-defeso como moeda de compra de votos. O recurso eleitoral apresentado à Justiça denuncia o uso do benefício em pleno período de campanha, com a anuência de agentes públicos, lideranças políticas e entidades sindicais supostamente voltadas à proteção dos pescadores.
A então candidata Roberta Barreto e seu principal aliado Leandro Mendonça são acusados de transformar a miséria em curral, usando o benefício como promessa, moeda e chantagem. O conluio envolveria não só o desvio de função do programa, mas também fraude no domicílio eleitoral, coação de servidores e instrumentalização da máquina municipal, sob o comando da ex-prefeita Sônia Campos.








