- Hélcio Costa
- 28/06/2025
- Deixar Comentário

O secretário de Articulação Política do Maranhão, Rubens Pereira, afirmou nesta sexta-feira , 27, em entrevista ao programa Expediente Final, da Rádio Difusora News, que a composição da chapa majoritária foi o principal ponto de rompimento nas negociações entre os grupos políticos do governador Carlos Brandão (brandonistas) e do ministro Flávio Dino (dinistas).
Segundo Rubens, o diálogo travou quando Brandão propôs indicar o vice e a proposta foi rejeitada. “Ali parou o diálogo”, disse.
- Hélcio Costa
- 25/06/2025
- Deixar Comentário
Governador estimula pesquisas com a presença da ex-governadora por ver no grupo Sarney um canal poderoso na interlocução com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que agrada a aliados, mas não a ela própria.
Brandão usa todas as forças disponíveis – estruturais, políticas e eleitorais – para construir o palanque com o qual pretende conduzir as eleições de 2026; mais cedo ou mais tarde, porém, precisará fazer escolhas.
E são essas escolhas que definirão o futuro desse projeto…
- Hélcio Costa
- 24/06/2025
- Deixar Comentário
Pesquisa do Instituto Nacional de Opinião Pública (Inop Previsão), de intenções de votos para o Governo do Maranhão, divulgada nesta segunda-feira (23), mostra que o prefeito de São Luís, Eduardo Braide(PSD), segue na liderança, faltando pouco mais de um ano para a eleição de 2026.
No levantamento estimulado, o gestor da capital aparece com 36,24%, seguido por Orleans Brandão, secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, com 23,26%. Os dados também mostram Lahesio Bonfim (Novo), ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, com 18,25%, e o vice-governador Felipe Camarão (PT) com 10,98%. Além disso, 3,99% afirmaram que não votariam em nenhum dos pré-candidatos; e 7,28% não souberam ou não opinaram
- Hélcio Costa
- 16/06/2025
- Deixar Comentário
A falta de entusiasmo do governador Carlos Brandão com o nome de Camarão, somada à ausência de apoio do núcleo duro do governo, enfraqueceram de vez a viabilidade da sua candidatura.
Nesse novo tabuleiro, o que resta é um cenário resumido a dois nomes para chegar ao pleito com força real: Lahésio Bonfim, que tem expandido sua base pelo interior do estado após obter aproximadamente 900 mil votos em 2022; e Orleans Brandão, sobrinho do governador, e homem de sua confiança.
Se confirmado o recuo de Braide, e Camarão efetivamente não conseguir decolar, a eleição para o Governo do Maranhão em 2026 tende a ser decidida já no primeiro turno — entre Lahésio e Orleans.
- Hélcio Costa
- 15/06/2025
- Deixar Comentário
O município de Coelho Neto acaba de oficializar sua adesão à nova edição do Selo UNICEF, iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância que busca fortalecer políticas públicas voltadas à promoção dos direitos de crianças e adolescentes.
Após participação ativa na edição 2021-2024 sob a gestão do prefeito Bruno Silva, Coelho Neto agora integra o novo ciclo 2025-2028, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento social e a garantia de direitos fundamentais da população infantojuvenil.
Voltado aos municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira, o Selo UNICEF tem como principal objetivo reconhecer e apoiar gestões municipais que implementam ações efetivas nas áreas de saúde, educação, proteção social e participação cidadã de crianças e adolescentes.
A adesão ao novo ciclo representa um avanço significativo na articulação de políticas públicas intersetoriais no município, priorizando quem mais precisa e contribuindo diretamente para a redução das desigualdades sociais.
Em suas redes sociais, o prefeito Bruno Silva comemorou a renovação da adesão: “Estamos garantindo e reafirmando o nosso compromisso com a proteção e o cuidado das crianças e adolescentes do nosso município.”
Ao renovar esse compromisso, Coelho Neto reafirma sua missão de construir um futuro mais justo, inclusivo e com mais oportunidades para suas crianças e adolescentes — um esforço conjunto entre governo municipal, sociedade civil e órgãos de garantia direitos.
- Hélcio Costa
- 13/06/2025
- Deixar Comentário
A diretoria da Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru (ACRIVI) e do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ) continuam com a série de visitas e intercâmbios às feiras agropecuárias no estado do Maranhão. Na última semana, os representantes das duas maiores entidades do agro do município de Codó prestigiaram a 1ª AgroSamas, realizada no município de São Mateus.
“É com muita alegria que nossa comitiva veio prestigiar e compartilhar ideias e informações com nossos amigos de São Mateus, que estão realizando sua primeira feira agropecuária, com muita competência, com uma rica programação, voltada à valorização do campo e ao fortalecimento da economia local. Parabéns aos representantes do agro de toda região, considerada a maior produtora de arroz do Nordeste”, destacou a representante da ACRIVI e das Mulheres do Agro SINCODÓ, Inalda Barros.









