Santander contrata assessores no Maranhão para reforçar time de investimento

O Santander contrata novos assessores de investimentos no Maranhão. As vagas fazem parte do Santander AAA, em regime CLT e com contratação imediata. Os interessados devem ter perfil empreendedor e capacidade de construir e manter relacionamentos comerciais, sempre com foco principal no cliente.

A certificação CPA-20 é pré-requisito para essa oportunidade, a CEA (Certificação de Especialista de Investimentos) é obrigatória em 90 dias e a CFP (Certified Financial Planner) considerada um grande diferencial.

O Banco oferece um modelo inovador e empreendedor que inclui uma carteira de clientes, remuneração meritocrática vinculada ao desempenho individual e oportunidades de crescimento em uma instituição internacional.

Criado há cerca de três anos, o projeto AAA conta com 1,8 mil assessores contratados em todo o País. Atualmente, há 200 cidades com presença de assessores AAA, dentro do processo de regionalização do Santander dos escritórios de atendimento a investidores.

Para garantir assertividade na conversa do profissional de assessoria com o investidor, o Banco acaba de implementar um novo assistente de inteligência artificial (IA) que oferece ao assessor o acesso a um vasto banco de informações.

A ferramenta permite que o assessor consiga de forma simples, rápida e personalizada cruzar informações-chave do cliente com dados de indicadores econômicos, recomendações de carteiras e produtos. Dentre os recursos disponíveis, está a sugestão de mensagens que garantirão um atendimento balizado por customização, precisão e agilidade.

Além de auxiliar o assessor a gerar as comunicações com o cliente, a ferramenta tem o humano em um papel relevante, sempre se certificando da confiabilidade das informações geradas e de que a comunicação atende ao que é necessário, possuindo todos os requisitos ideais para serem enviadas ao cliente.

“O assistente de inteligência artificial nos coloca em outro patamar em termos de atendimento ao cliente. Temos mais condições de garantir uma comunicação hiperpersonalizada de maneira célere e humanizada. A ferramenta está conectada a uma base de dados enriquecida não apenas com informações do cliente, mas também de produtos, cenários de mercado e recomendações customizadas preparadas pelo nosso time de Advisory”, explica Alessandro Chagas, diretor de investimentos do Santander.

Para Luciane Effting, Head do Santander AAA, “a inteligência artificial é uma aliada essencial para o assessor de investimentos, impulsionando o ganho de produtividade por meio da análise de dados e das recomendações personalizadas, aprimorando a experiência do cliente, nosso principal ativo”.
As inscrições para concorrer a vagas do Santander AAA devem ser realizadas pelo link

https://santander.wd3.myworkdayjobs.com/pt-BR/SantanderCareers/job/Evergreen/Banco-de-Talentos—Assessor-de-Invest_Req1366120

Por: Kauê Diniz

Levantamento do instituto Data M, realizado entre os dias 5 e 10 de maio, com 1.800 eleitores em 40 municípios do Maranhão, revela que o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), segue como favorito na disputa pelo Governo do Estado em 2026.

Na pesquisa espontânea, Braide aparece com 13,7% das intenções de voto, seguido por Lahesio Bonfim (7,2%) e Orleans Brandão (3,5%). Outros nomes citados foram Felipe Camarão (3,3%), Roberto Rocha (2,5%) e Carlos Brandão (2,2%). No entanto, a maioria (59,3%) não soube ou preferiu não responder.

No cenário estimulado, quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados, Braide amplia a vantagem e lidera com 34,3%. Lahesio Bonfim aparece em segundo lugar com 15,3%, seguido por Roberto Rocha (9,4%), Felipe Camarão (8,8%) e Orleans Brandão (6,7%). Pedro Lucas Fernandes tem 1,3%. Entre os entrevistados, 10,7% disseram que não votariam em nenhum dos nomes e 13,4% não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa tem margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%.

A apenas 10 dias do fim do prazo para regularizar o título eleitoral, mais de 5 milhões de eleitoras e eleitores ainda têm pendências na Justiça Eleitoral (JE) e podem ter o documento cancelado depois de 19 de maio. Desde o dia 7 de março, 111.112 pessoas procuraram a JE e regularizaram o título. Não seja um eleitor faltoso. Evite o cancelamento do título: ele é a sua identidade cidadã.

De acordo com a o Provimento nº 1/2025 da Corregedoria-Geral Eleitoral, até o dia 19 de maio, a eleitora ou o eleitor faltoso deverá regularizar sua situação. Considera-se faltosa a pessoa que não tenha votado nem justificado a falta, tampouco tenha pagado a multa referente à ausência nos três últimos pleitos (regulares ou suplementares), sendo cada turno considerado uma eleição.

Conforme previsto no § 1º do art. 7º da Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral), o eleitor está sujeito a alguns impedimentos enquanto não regularize a situação na Justiça Eleitoral. Somente com o título em dia é possível votar, tomar posse em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação eleitoral.

Cadastro eleitoral
Em anos sem eleições, a Justiça Eleitoral verifica no cadastro eleitoral quais eleitoras e eleitores não votaram nem justificaram ou pagaram multa referente à ausência nos três últimos turnos. Essa verificação é chamada de depuração do cadastro e pode conduzir ao cancelamento do título eleitoral dos faltosos, com exceções legalmente previstas. A Justiça Eleitoral realiza a depuração com o objetivo de manter atualizado o cadastro nacional do eleitorado.

O cancelamento do título não se aplica a:

eleitores facultativos (menores de 18 anos, pessoas com 70 anos ou mais e pessoas não alfabetizadas);
pessoas com deficiência que comprovem dificuldade impeditiva para votar; e
casos de justificativa aceitos pela Justiça Eleitoral.
Se você não votou nos últimos três pleitos eleitorais, regularize seu título. Você é importante para o Brasil!

Como regularizar 

A Justiça Eleitoral orienta que os eleitores acessem, até 19 de maio, os sites do Tribunal Superior Eleitoral (Autoatendimento Eleitoral – Título Eleitoral – opção “Consultar situação eleitoral”) ou dos tribunais regionais eleitorais (TREs) para verificar se constam da lista dos títulos passíveis de cancelamento. O serviço é gratuito e deve ser realizado somente em sites oficiais da JE.

Saiba mais: Cuidado com golpes: a regularização deve ser feita somente em canais oficiais da JE

A pessoa deve acessar o Autoatendimento Eleitoral nos sites da Justiça Eleitoral ou o aplicativo e-Título e fazer o pagamento dos débitos existentes. Pode ainda comparecer ao cartório eleitoral, no horário de expediente.

Para isso, deve apresentar os seguintes documentos (dependendo da situação de cada eleitor):

documento oficial com foto que comprove sua identidade (obrigatório);
título eleitoral ou e-Título;
comprovantes de votação;
comprovantes de justificativas eleitorais; e
comprovante de dispensa de recolhimento ou, caso não tenha sido dada baixa, os comprovantes do recolhimento das multas.

Quitação de multa 

Se a eleitora ou o eleitor não votou nem justificou a falta, será aplicada multa por turno ausente, definida pelo juiz eleitoral. O pagamento pode ser feito via Autoatendimento Eleitoral, e-Título ou no cartório (boleto, Pix ou cartão). O registro de quitação do débito ocorre automaticamente após a baixa do pagamento.

Caso a pessoa declare a impossibilidade de pagamento, o juiz pode dispensar a multa.

Justificativa de ausência para eleitores no exterior

Eleitoras e eleitores que estavam no exterior no dia da eleição podem justificar a ausência após o pleito pelo e-Título, pelo Autoatendimento Eleitoral ou enviando o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE pós-eleição) com documentação comprobatória à zona eleitoral responsável. O prazo é de 60 dias após cada turno ou de 30 dias após o retorno ao Brasil. Se não houver justificativa, aplicam-se os procedimentos para quitação de multa.

Falecidos 

Parentes ou representantes de partidos políticos podem solicitar o cancelamento da inscrição eleitoral apresentando a certidão de óbito da eleitora ou do eleitor. Ordinariamente o documento é encaminhado pelo cartório de registro civil.

 

A disputa pelo comando da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) voltou ao centro das atenções com uma ação judicial movida pelo vice-presidente Fernando Sarney contra o atual presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues. O processo foi protocolado no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) em 12 de maio e pede a suspensão do acordo judicial que garantiu a manutenção de Rodrigues no cargo.

No pedido, Sarney questiona a legitimidade da presidência de Ednaldo e propõe assumir interinamente o comando da CBF, com a responsabilidade de convocar novas eleições.

Ele ainda aponta a contratação do técnico Carlo Ancelotti, anunciada horas antes de uma audiência judicial, como uma estratégia para fortalecer a posição do presidente em meio às disputas judiciais.

Além disso, o dirigente critica a gestão de Rodrigues, alegando falta de transparência e excesso de gastos. A ação será analisada com urgência e reacende discussões sobre a governança da CBF em meio à reta decisiva das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.


O vice-presidente da CBF, Fernando Sarney, apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido para que seja suspenso o acordo que garantiu a permanência de Ednaldo Rodrigues no comando da entidade. O documento, que havia sido homologado em fevereiro, agora é contestado com base em suspeitas de falsificação de uma das assinaturas que viabilizaram sua oficialização.

Sarney sustenta que a suposta assinatura do ex-presidente da CBF, Coronel Nunes, não é autêntica, o que comprometeria a validade jurídica de todo o acordo. Um trecho da petição enviada por seus advogados argumenta que as provas indicam a construção de um ato simulado, e por isso solicita que os efeitos da decisão sejam suspensos de forma imediata, o que significaria o afastamento de Ednaldo do cargo.

O pedido foi feito na esteira da notícia de que um de seus aliados, Eurico Pacífico, foi demitido por justa causa de um cargo de gestão do Beach Soccer da CBF.

O atual presidente da CBF também se mantém no cargo com base em uma liminar concedida por Gilmar Mendes, em janeiro de 2024. À época, o ministro considerou que a intervenção judicial na CBF poderia resultar em punições ao futebol brasileiro por parte da Fifa, e decidiu reconduzir Ednaldo ao posto enquanto não houvesse uma definição judicial definitiva sobre o caso.

O pedido de Fernando Sarney amplia um impasse que já dura mais de três anos. Desde que o atual presidente venceu a eleição de 2022, questionamentos sobre a legalidade do pleito tramitam no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, e embora ainda exerça a função de vice-presidente no ciclo que vai até março de 2026, Sarney se afastou politicamente de Ednaldo e não integrou a chapa que foi reconduzida por aclamação para o próximo mandato, que se estende até 2030 e que não contou com oposição.

Em fevereiro, o cenário parecia ter sido resolvido após a assinatura de um protocolo entre dirigentes e a Federação Mineira de Futebol, que validou a continuidade de Ednaldo na presidência. Entre os nomes que constam no documento estão o próprio Fernando Sarney, Coronel Nunes, Castellar Neto, Gustavo Feijó, Rogério Caboclo, além da FMF e da CBF.

O caso voltou a ganhar repercussão nesta semana após a deputada federal Daniela Carneiro protocolar uma petição no STF também pedindo a saída de Ednaldo.

A parlamentar afirma que um laudo técnico comprova que a assinatura atribuída ao Coronel Nunes é falsa, o que reforçaria a tese de invalidade do acordo, e caberá a Gilmar Mendes, relator do processo, avaliar tanto o pedido de Daniela quanto a nova manifestação de Sarney.


Enquanto o debate sobre a sucessão estadual em 2026 começa a ganhar força nos bastidores, o governador Carlos Brandão segue em silêncio — e com razão. Com décadas de vida pública e um currículo robusto, Brandão conhece como poucos os tempos e os movimentos da política. Já foi secretário-chefe da Casa Civil, e de outras pastas importantes, deputado federal duas vezes, vice-governador, assumiu o comando do Estado em momentos desafiadores e venceu as eleições com ampla aliança. Não chegou até aqui por acaso.

Sua trajetória é marcada por equilíbrio, firmeza e, principalmente, paciência – uma virtude essencial para quem governa um estado com as dimensões e desafios do Maranhão.

Enquanto alguns nomes do seu grupo se movimentam, Brandão observa, escuta e articula. Nada é por impulso. Ele já pediu aos secretários que não tratem do assunto sucessão, reforçando seu foco total na gestão. A prioridade é governar, reforçando o municipalismo, com entregas concretas e diálogo aberto com prefeitos, lideranças e a população.

Brandão sabe que liderança se constrói com solidez e prefere ouvir todos antes de tomar uma decisão. Reunirá prefeitos aliados, avaliará o cenário com cautela, e, quando for a hora certa, fará seu movimento.

A sucessão está em jogo. E Brandão joga com serenidade, estratégia e a experiência de quem já viu muita coisa passar e sabe que, na política, a pressa atrapalha toda e qualquer decisão.

Publicidade

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Posto Priscila: Km17, BR 316, Codó-MA
Publicidade
Publicidade
Posto Priscila: abastecimento com excelência