- Hélcio Costa
- 05/02/2025
- Deixar Comentário

O ex-prefeito de Imperatriz e delegado, Assis Ramos, se envolveu em uma polêmica na noite da última segunda-feira (03), ao entrar em contato com o jornalista e editor-chefe do Jornal Imperatriz, para fazer ameaças.
Segundo Willamy Figueira, Assis teria se irritado porque o jornalista se pronunciou em um grupo de WhatsApp sobre servidores públicos concursados terem seus nomes negativados nos órgãos de proteção ao crédito, porque durante a sua gestão, Assis não fez os repasses aos bancos dos valores descontado em folha de empréstimos consignados feito pelos servidores.
“Por volta das 22h fui surpreendido por mensagens de um número desconhecido com um print me fazendo ameaças porque o chamei de vagabundo em um grupo de WhatsApp porque por culpa dele vários servidores tiveram seus nomes porque ele descontava o salários referente ao empréstimo e não repassava pros bancos” – disse o jornalista.
De acordo com o jornalista, alguém do grupo tirou print e enviou para o ex-prefeito que em seguida tentou intimidar o jornalista que percebeu que depois de enviar as ameaças, bloqueou editor-chefe do Ji.
“Quero ver vc dizer isso em minha cara. Vou te procurar e quero ver ate onde vai sua coragem. Iremos conversar só nós dois. Boa noite” – disse Assis pelo WhatsApp.
Veja abaixo a imagem com as ameaças:

Willamy nos confidencializou que fez uma consulta no número e que ele está no nome do ex-prefeito e que já está tomando medidas cabíveis criminal contra Assis Ramos por “ameaças” e por “abuso de autoridade” por ele ser delegado de polícia, embora ele estava fora de atuação como delgado.
- Hélcio Costa
- 02/02/2025
- Deixar Comentário

A eleição do senador Davi Alcolumbre (União-AP) para a presidência do Senado, com expressivos 73 votos dos 81 senadores, foi interpretada como um sinal de forte apoio e confiança dentro da Casa. O ex-presidente José Sarney (MDB), em declaração à CNN, ressaltou essa percepção, destacando a estabilidade política representada pelo resultado.
“Desejo que ele [Davi Alcolumbre] faça uma boa administração. Com o resultado da eleição de hoje, o Senado mostra a confiança dos senadores para com ele, mais uma vez”, ressaltou Sarney.
Sarney, que já comandou o Senado e a Presidência da República, também mencionou sua relação cordial com Alcolumbre, lembrando um gesto do senador quando o ex-mandatário se aposentou da política. Ele enfatizou que nunca houve embates entre seus grupos políticos e desejou sucesso ao novo presidente do Senado.
“Conversamos bastante quando me aposentei da política. O meu grupo nunca esteve em confronto com ele. Desejo boa sorte ao presidente do Senado Davi Alcolumbre”, disse Sarney.
A eleição de Alcolumbre reforça seu prestígio entre os parlamentares, especialmente após sua primeira passagem pelo comando da Casa entre 2019 e 2021. Seu retorno à presidência pode indicar a busca por continuidade em articulações políticas e na condução dos trabalhos legislativos.
- Hélcio Costa
- 27/01/2025
- Deixar Comentário
A nova gestão de Coroatá decretou calamidade financeira após identificar um déficit superior a R$ 180 milhões nas contas públicas, herdado da administração anterior, comandada pelo ex-prefeito Luís da Amovelar Filho. A situação financeira, considerada grave, veio à tona após uma análise detalhada das contas do município.

Entre as principais dívidas, chama atenção o débito com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), que ultrapassa a marca de R$ 135 milhões. Além disso, durante os últimos dois dias da gestão de Luís Filho, foram realizados parcelamentos de dois débitos com a Receita Federal. O primeiro, no valor de R$ 24,1 milhões, e o segundo, no montante de R$ 21,8 milhões, totalizando R$ 45,9 milhões de dívidas acumuladas em seus oito anos à frente da prefeitura.
A nova administração também revelou que o primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), efetuado no dia 10 de janeiro, foi integralmente retido para cobrir dívidas acumuladas. Além disso, há salários atrasados e direitos trabalhistas não pagos, agravando ainda mais a situação dos servidores municipais.
Diante desse cenário, a atual gestão informou que o decreto de calamidade financeira é indispensável para reorganizar as finanças públicas e garantir a continuidade dos serviços essenciais, como saúde e educação. “Nossa prioridade é o pagamento dos servidores e a normalização dos serviços para a população de Coroatá. Estamos comprometidos com transparência e responsabilidade”, destacou a administração em nota oficial.
A prefeitura reiterou o objetivo de superar o desequilíbrio nas contas e devolver a estabilidade financeira ao município. As medidas adotadas visam preparar Coroatá para um futuro sustentável, apesar do impacto causado pelos débitos herdados.
Fonte: Blog do Luís Cardoso
- Hélcio Costa
- 26/01/2025
- Deixar Comentário
Neste sábado (25), com a presença de lideranças políticas da maioria dos municípios codoenses, o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, médico Lahesio Bonfim (NOVO) fez o lançamento da sua pré-candidatura a governador do Maranhão. O evento aconteceu no município Marajá do Sena, que já teve a pior renda per capita do Brasil. Marajá do Sena registrou mais de 50% da população vivendo com menos de R$ 20 reais por dia.

Os trinta maiores municípios maranhenses tiveram representantes participando do evento. O deputado Wellington do Curso (NOVO) e dezenas de vereadores maranhenses marcaram presença na solenidade política. De Codó, o advogado Yuri Corrêa, os empresários Nonato Sampaio e Arimatéa da Movelar e os ex-vereadores Júnior Oliveira e Arlindo Salazar acompanharam o lançamento da pré-candidatura de Lahesio Bonfim.
O pré-candidato a governador do Maranhão pelo NOVO concedeu entrevista ao radialista codoense Hélcio Costa. Lahesio Bonfim afirmou que Marajá do Sena foi escolhido para ser o ponta pé inicial da pré-campanha para governador. “Eu queria começar por onde eu nunca andei. Pelo centro do Estado do Maranhão, na cidade que fica no centro do coração do estado e que eu não tinha visitado quando candidato. E que eu tinha sido votado por mais de mil pessoas. E eu tinha o desejo de conhecer Marajá do Sena”, disse Lahesio Bonfim.
Ele lembrou que a cidade já foi considerada como a mais pobre do Brasil, mas que ele via muitas riquezas no município. “Esse isolamento de Marajá do Sena vai acabar. Um dia nós vamos fazer com que essa cidade possa firmar como uma das grandes desse estado”, declarou.

“É isso que Lahesio Bonfim está se propondo a fazer como governador: ser governador das estradas, da infraestrutura, daqueles que precisam crescer, se desenvolver, gerar emprego. Ajudar o agricultor, o agropecuarista, aqueles que não aguentam mais serem taxados por impostos desse governo… eu quero que todos os empresários maranhenses tenham os mesmos direitos que o Mateus teve para crescer. Incentivos”, falou o pré-candidato a governador do Maranhão Lahesio Bonfim.
O advogado Yuri Corrêa, que disputou a prefeitura de Codó na eleição municipal no ano passado, foi um dos primeiros apoiadores de Lahesio Bonfim na região dos Cocais. “É o ponta pé inicial para a verdadeira libertação do Maranhão com Lahesio Bonfim nosso próximo governador. Aqui tem lideranças de todo o estado. Lideranças de várias cidades com a esperança de ter de fato liberto e voltado para o povo”, declarou Yuri Corrêa.
Em 2022, na disputa para governador, Lahesio Bonfim foi o segundo colocado. Ele obteve 857.744 votos.
- Hélcio Costa
- 24/01/2025
- Deixar Comentário

O prefeito de Tuntum, Fernando Pessoa (PDT), tem se destacado como uma liderança política estratégica na Região Central do Maranhão, consolidando sua força política não apenas na cidade que administra, mas também em municípios vizinhos, como Barra do Corda. Sua capacidade de articulação tem sido evidente, especialmente ao assumir um papel fundamental na recente derrota política do prefeito Rigo Teles na Câmara Municipal de Barra do Corda, reforçando sua influência na política local.
Além disso, o nome de Érika Costa, esposa de Fernando Pessoa, tem ganhado força como possível candidata à prefeitura de Barra do Corda em 2028, o que sugere uma estratégia para levar o grupo político ao comando do município vizinho. Essa movimentação política evidencia a habilidade do prefeito de Tuntum em construir alianças e expandir sua base de apoio, consolidando sua posição como uma das principais lideranças da região.
A crescente influência de Fernando Pessoa em diversos municípios do entorno, aliada à sua capacidade de articulação, indica que ele poderá desempenhar um papel ainda mais relevante nas disputas eleitorais futuras, tanto em âmbito local, quanto regional.
- Hélcio Costa
- 24/01/2025
- Deixar Comentário

Candidato derrotado no pleito majoritário de 2022, o médico Lahesio Bonfim anunciou, nas suas redes sociais, o lançamento da sua pré-candidatura ao Governo do Estado.
De acordo com ele, o ato acorrerá no próximo sábado, 25, na cidade de Marajá do Sena.
“Sábado, dia 25 de janeiro, todos os caminhos levam a Cidade de Maraja do Sena, lançamento da nossa pré campanha bem no centro do Maranhão, na cidade que é ícone no nosso estado, vc é meu convidado todo especial”, escreveu.
O ex-prefeito de São Pedro dos Crentes concorreu, pela primeira vez, filiado ao PSC, partido que foi incorporado ao Podemos.
Ele ficou em segundo lugar, tendo sido derrotado pelo atual governador, Carlos Brandão (PSB), reeleito em primeiro turno.
Atualmente, ele integra os quadros do partido Novo, que não elegeu, ano passado, nenhum prefeito e prefeita.








