Pesquisa vai identificar perfil do turista que veio ao MA para o Carnaval

Equipes da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), por meio do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), estão em campo para aplicar a Pesquisa de Demanda Turística do Carnaval 2025. A primeira etapa foi executada na quinta-feira (27) e na sexta-feira (28) da semana passada. O levantamento se propõe a conhecer o perfil socioeconômico, hábitos de consumo, percepção e experiência do turista com os equipamentos e serviços turísticos.

Durante dois dias, o levantamento foi realizado no aeroporto Marechal da Cunha Machado e no Terminal Rodoviário, em São Luís, contando com a participação voluntária de universitários do curso de Turismo e Hotelaria credenciados.

Com os questionários em mãos, os voluntários obtiveram informações de forma simples e objetiva relacionadas ao gênero, origem, faixa etária, motivo da visita, formação, renda salarial, gasto médio, onde se hospedam, que meio de transporte utilizam, ocupação, entre outros aspectos socioeconômicos dos visitantes.

“Entender o perfil do turista é uma das formas que temos de realizar melhorias dos serviços e equipamentos, para assim, assegurarmos o turismo como uma atividade econômica altamente rentável. Essa pesquisa é de extrema importância pois, através dela, podemos realizar um planejamento estratégico mais assertivo e unir esforços na organização da nossa atividade turística”, destacou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.

O coordenador do Observatório do Turismo do Maranhão, Igor Almeida, ressaltou o impacto da Pesquisa ao descrever, entre outros aspectos relevantes, as características dos turistas que escolheram o estado como destino da folia.

“Por meio da pesquisa, poderemos identificar a procedência dos turistas, quantos dias ficaram na cidade, onde se hospedaram, qual o gasto médio diário, entre outras informações. Isso nos dá um norte para futuros direcionamentos de pesquisa e tomada de decisão”, explicou o coordenador do Observatório do Turismo.

Visitando pela primeira vez o Maranhão, o técnico em informática Gabriel Santana, que veio de Brasília para passar o carnaval em São Luís, falou sobre a importância da pesquisa e de sua vontade de conhecer os Lençóis Maranhenses nesse período.

“Estou vindo ao Maranhão atraído pelo Carnaval e suas belezas naturais, como, por exemplo, os Lençóis Maranhenses. Espero que, durante minha estadia no estado, eu possa ter um tempo de visitar essa maravilha da natureza. Quanto à pesquisa, ela é de grande importância, porque através desse levantamento o poder público pode definir as melhores ações para o estado. Com certeza, os gestores municipal e estadual serão abastecidos de informações no que diz respeito às melhorias que devem ser feitas”, concluiu o visitante.

A pesquisadora Yandra Santana revelou que, durante a pesquisa, os visitantes têm elogiado as ações de promoção turística e do carnaval do Governo do Maranhão.

“Um fator bastante interessante que percebemos durante a pesquisa foi o elogio dos turistas em relação ao planejamento e promoção realizados pelo Governo do Estado na condução do Carnaval. Outro aspecto bastante mencionado pelos turistas foi o das nossas riquezas culturais, naturais e gastronômicas. É gratificante ver que o Maranhão tem atraído os turistas de todo o país para conhecer nosso grande potencial turístico”, relatou a pesquisadora.

A última etapa da pesquisa em campo será realizada nesta quinta-feira (06), no Terminal Rodoviário de São Luís, em três turnos: das 8h às 12h (matutino); das 14h às 18h (vespertino) e 18h às 22h (noturno). Os dados coletados durante o levantamento serão analisados e, posteriormente, tabulados pela equipe técnica do Observatório do Turismo do Maranhão. A previsão é  de que o resultado seja divulgado ainda neste mês março.

A Rede Globo destacou, no Jornal Hoje de terça-feira (4), o sucesso do Carnaval do Maranhão, que reuniu na Avenida Litorânea um público estimado em 3 milhões de foliões, de quinta (27) a terça-feira (4), segundo levantamentos do Governo do Estado.

Foram mais de 10 horas de festa por dia na orla marítima da capital, com trios elétricos, atrações nacionais e regionais arrastando multidão de foliões.

A reportagem da TV Globo mostrou também a diversidade do Carnaval de São Luís com o circuito da Madre Deus montado pelo Governo do Estado, mantendo a tradição cultural maranhense.

A programação oficial do carnaval, promovido pelo Governo do Maranhão, contou com mais de 50 atrações locais e nacionais no Circuito Vem Pro Mar (Avenida Litorânea) e dezenas de apresentações no Circuito Vem Pra Madre (bairro Madre Deus).

Para o governador Carlos Brandão, investimentos estratégicos em turismo, segurança pública e a valorização cultural fortaleceram a festa nos últimos anos e fizeram do Carnaval do Maranhão um dos maiores do Brasil.

Na Blitz de conscientização do carnaval 2025, realizada em Timbiras, o prefeito Paulo Vinícius destacou o compromisso da gestão municipal em promover um carnaval seguro e bem estruturado. Em entrevista, ele ressaltou que este é o primeiro carnaval de sua gestão e que a cidade está preparada para receber foliões com uma estrutura maior e melhor organizada.

O prefeito enfatizou que a blitz tem como objetivo conscientizar a população sobre um carnaval sem violência, feminicídio ou uso excessivo de álcool e drogas. “Queremos um carnaval tranquilo, onde todos possam se divertir com segurança. Essa ação é essencial para alertar sobre a importância da paz e do respeito durante as festividades”, afirmou.
Paulo Vinícius também detalhou a programação do evento, que inclui bailinho infantil, blocos de fanfarra e shows na praça central com diversas bandas ao longo dos dias de festa. Ele garantiu que a estrutura da cidade foi reforçada para receber moradores e turistas com mais conforto e segurança. “Estamos organizando um carnaval cada vez melhor, pensando no bem-estar da população e na valorização da nossa cultura”, concluiu.

Em Ação Civil Pública conjunta, ajuizada na quarta-feira, 26, o Ministério Público do Maranhão e a Defensoria Pública do Estado requerem a concessão de liminar para que sejam bloqueadas as contas do Município de Coroatá a fim de garantir que o prefeito Edimar Vaqueiro (PSB) pague salários dos servidores municipais referentes ao mês de dezembro e ao 13º de 2024.

Conforme o pedido na Ação Civil, o bloqueio deve se dar no valor de R$ 20.856.716,84, sendo R$ 10.428.358,42 relativos aos salários de dezembro e R$ 10.428.358,42 referente ao 13º não pago.

Em caso de descumprimento da medida judicial que for adotada, foi requerida a aplicação de multa pessoal para o prefeito no valor de R$ 100 mil, por mês de atraso do pagamento das verbas salariais.

Assinam a ação a promotora de justiça Aline Silva Albuquerque, titular da 1ª Promotoria de Coroatá, e a defensora pública Isabella Ruth Seixas.

Também constam na ACP os requerimentos para que a Prefeitura de Coroatá se abstenha de realizar despesas com licitação e contratação de servidores, comissionados e temporários, bem como deixe de realizar despesas com a contratação de shows e artistas para o Carnaval/2025, até o pagamento dos referidos salários atrasados.

ENTENDA O CASO

Segundo as autoras da Ação Civil, desde o início do mês de janeiro, servidores da Prefeitura de Coroatá relataram ao Ministério Público e à Defensoria não receberam o salário referente ao mês de dezembro de 2024, e nem o 13º. Também informaram que apenas os servidores da Secretaria de Educação e alguns poucos da Saúde foram pagos.

Ainda conforme os relatos, quando procuraram informações junto à Prefeitura, os servidores eram informados de que o salário em atraso seria de responsabilidade do antigo prefeito e não da atual gestão, que assumiu em 1º de janeiro de 2025. Essas pessoas não tiveram acesso à folha de ponto e ao contracheque do referido mês, o que as impediu de comprovar que tinham o direito.

“Apesar das diversas tentativas de solução extrajudicial da questão, seja com o envio de ofícios, encaminhamento dos assistidos à Prefeitura e reuniões com a Procuradoria no Ministério Público, o Município quedou-se inerte em efetuar o pagamento total”, narram as autoras da Ação Civil.

As representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública acrescentam que o Município continua exigindo que os servidores comprovem que trabalharam e que não receberam, para, só então, decidir se vão pagar ou não os salários. “Permanece, ainda, o fundamento de culpa do ex-gestor que, ainda que exista, deve ser aferida na seara competente, e jamais como justificativa para não pagar servidores públicos municipais”, argumentam.

As autoras fundamentam a Ação Civil Pública no princípio da impessoalidade dos serviços públicos, pelo qual a responsabilidade pelos atos da administração deve ser imputada ao próprio ente federativo, e não à pessoa física que o administra. “Mesmo diante da mudança da gestão administrativa, os serviços públicos não foram prestados diretamente à pessoa física do ex-gestor municipal, mas ao Município. Os valores que são recebidos pelos cofres públicos decorrem de impostos pagos por toda a sociedade, e por isso mesmo são públicos. Não são do prefeito atual nem do prefeito anterior”, afirmam.

GASTOS COM CARNAVAL

A Ação Civil Pública destaca que o Município de Coroatá decretou estado de calamidade pública alegando ausência de recursos financeiros decorrentes da gestão anterior, contudo, organizou o evento chamado “Carnaval do Futuro”, A festividade tem na sua programação bandas de renome nacional, como Chicabana, Mano Walter e outros, além de grande estrutura de som, palco, trio elétrico, iluminação, dentre outros serviços, com despesa milionária para execução.

“A presente ação visa resguardar os direitos individuais indisponíveis dos agora ex-funcionários municipais, que não receberam as verbas salariais, pleiteando, desde já, o bloqueio das contas do Município de Coroatá em quantidade suficiente para o pagamento”, justificaram as autoras da ACP.

Trizidela do Vale e Pedreiras uniram forças em uma audiência pública para discutir a Segurança Pública. O prefeito Deibson Balé contribuiu ao mostrar as estratégias e investimentos do município no setor, que geram avanços, enfraquecem a criminalidade e promovem qualidade de vida para o povo. Desde a valorização dos guardas municipais até à utilização de videomonitoramento, Trizidela mostra-se um exemplo em Segurança Pública.

Na audiência pública, autoridades expuseram as conquistas, também as dificuldades e elencaram as ações possíveis que podem trazer muitos mais benefícios para as duas cidades. Uso de tecnologia, troca de informações, uso correto de recursos e estratégias mais eficazes para lidar com a criminalidade foram debatidos entre os municípios.

O prefeito de Trizidela do Vale classificou a audiência como de extrema importância para que as políticas públicas no setor de segurança continuem alcançando o sucesso desejado. “Não tem como desligar a Pedreiras, cidade-mãe, da filha Trizidela do Vale. Então, hoje eu estou aqui na Câmara Municipal de Pedreiras, um local que eu sinto à vontade de estar porque meu pai já foi vereador de Pedreiras, enquanto Pedreiras e Trizidela eram apenas uma cidade. Então, eu realmente estou em casa. Eu quero aqui dizer que é muito importante essa iniciativa das Câmaras de Trizidela e de Pedreiros no sentido de realizar essa audiência pública, onde aqui a gente discute vários assuntos importantes, principalmente, hoje com o foco em relação à falta de segurança que ainda acomete os dois municípios”, disse.

O prefeito ressaltou o grande suporte que a área de Segurança Pública vem recebendo ao longo de sua gestão, impedindo que a violência ganhe mais espaço. “A gente sabe a grande quantidade de investimentos que nós realizamos em Trizidela do Vale. Nós reabrimos o 3º Pelotão da Polícia Militar, nós implantamos o sistema de video-monitoramento e esse sistema foi ampliado para a zona rural, como é o caso lá do Gavião. Nós conquistamos três viaturas para a Polícia Militar, nós adquirimos com recursos próprios viaturas para Trizidela do Vale, como foi a viatura da Polícia, caminhonete, uma motocicleta e mais três bicicletas. Estamos sempre dando todo apoio à Guarda Municipal, com fardamento, com equipamento adequado para as suas atividades”, pontuou.

Durante a audiência, Deibson Balé teve seu trabalho elogiado pelas autoridades policiais. Um exemplo do reconhecimento de todo o compromisso e busca do prefeito por uma Trizidela do Vale cada dia mais segurança foi demonstrado nas palavras do capitão Fraga, do 3º Pelotão da PM. “Eu agradeço muito aos investimentos que foram feitos em Trizidela do Vale para a segurança pública, o videomonitoramento. A gente só consegue dar bons resultados em Trizidela porque nós temos um videomonitoramento que dá resultado, as pessoas sabem disso, há mais de dois anos funciona de forma plena, a gente encaminha esse material para a Polícia Judiciária através de nossos BOs, isso vira processo. O Ministério Público denuncia o indivíduo, ele é preso, responde pelo processo com base nas provas”, destacou.

“E a gente sabe que ainda não é suficiente, ainda vivemos muitos problemas em relação a roubos, furtos. E o que a gente está aqui hoje é para discutir essas ações, para unir essas forças e levar até o governo do Estado, que tem nos atendido, mas que possa ser ampliado esse serviço, essa atenção melhor. Os nossos comandantes têm executado um belo trabalho, mas infelizmente a gente precisa de um suporte maior para assim associar ao município e a gente poder dar uma resposta à nossa população que vem sofrendo dia após dia. Todo mundo tem o direito livre de ir e em todos os horários, em nossas cidades. Então, Pedreiras e Trizidela do Vale está aqui juntas nesse sentido para levar mais segurança à nossa população”, finalizou Deibson Balé.

O Grupo Mateus reportou, na terça-feira, 25, lucro líquido de R$ 388 milhões no quarto trimestre de 2024, mantendo o mesmo resultado do ano anterior. No acumulado de 2024, o lucro foi de R$ 1,36 bilhão, alta de 12,7% na comparação anual.

A receita líquida da companhia cresceu 15,7% no trimestre, somando R$ 8,73 bilhões. No ano, a receita totalizou R$ 32,09 bilhões, aumento de 19,8%.

O ebitda ajustado pós-IFRS 16 atingiu R$ 730 milhões, um crescimento de 30,1%. No acumulado do ano, o ebitda chegou a R$ 2,49 bilhões, alta de 26,2%.

O resultado financeiro ficou negativo em R$ 162,7 milhões, 26,7% pior que o resultado negativo de R$ 128,4 milhões reportado um ano antes. Enquanto o Imposto de Renda e a Contribuição Social representaram perdas de R$ 88,2 milhões, ante as perdas anteriores de R$ 25,5 milhões.

urante o 4T24, o Grupo Mateus inaugurou duas lojas de atacarejo: uma no Ceará (Fortaleza) e outra em Pernambuco (Recife). Além disso, foi inaugurada a primeira loja de varejo em Pernambuco (Recife) e a 31ª loja de varejo no Maranhão (São Luís). No ano de 2024, foram abertas 15 lojas do segmento alimentar, o que representou um crescimento de 7,8% na área de vendas, em comparação ao 4T23. Com isso, a Companhia encerrou o trimestre com 168 lojas de varejo alimentar e 104 de eletro, totalizando 272 unidades.

No 4T24, as lojas em maturação (com menos de 4 anos) representaram 50% da receita total do Grupo, 10 p.p. acima do 4T23, consequência do número menor de aberturas ao longo de 2024 (16 lojas) versus 2023 (26 lojas).

A Companhia gerou R$ 499,9 milhões de caixa, resultado da geração de caixa operacional de R$ 498,6 milhões, reflexo do forte desempenho do EBITDA no trimestre e da variação positiva do capital de giro. Essa geração foi mais que suficiente para financiar os investimentos realizados no período e o pagamento de R$ 81,0 milhões de Juros sobre Capital Próprio distribuídos em dezembro de 2024.

Ainda em 2024, foram investidos R$ 873,0 milhões em Novas Lojas. Desse total, R$ 694,6 milhões referem-se a lojas inauguradas até dezembro de 2024, enquanto R$ 178,4 milhões correspondem a obras em andamento. Quanto à linha de Terrenos, que totalizou R$ 193,5 milhões, R$ 40,4 milhões correspondem a terrenos com lojas em operação, enquanto os R$ 153,2 milhões restantes referem-se a terrenos destinados a futuras unidades.

Ao fim de dezembro, a dívida líquida era de R$ 609,6 milhões, em comparação com a dívida de R$ 1,11 bilhão ao final de setembro, resultando numa alavancagem de 0,29 vez o indicador da dívida líquida sobre Ebitda ajustado.

Publicidade

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Posto Priscila: Km17, BR 316, Codó-MA
Publicidade
Publicidade
Posto Priscila: abastecimento com excelência